Carros

Honda anuncia recall de 1 milhão de unidades do Fit no mundo; Brasil pode ser incluído

Da Redação, com agências internacionais

05/09/2011 15h43

A japonesa Honda Motor Co. anunciou nesta segunda-feira (5) o recall de 960 mil unidades do hatch Fit e de outros compactos de sua linha para reparo de defeitos nos botões de comandos das janelas. Segundo o porta-voz da fabricante, não foram registrados acidentes relacionados à falha, que pode gerar curto-circuito do sistema em casos extremos, mas a convocação é de abrangência global e até mesmo carros vendidos no Brasil podem estar incluídos.

OS AFETADOS

  • Divulgação

    Recall da vez afeta quase 1 milhão de unidades das gerações do Fit fabricadas entre outubro de 2005 (a primeira, acima) e outubro de 2009 (segunda, abaixo).

  • Divulgação

    Além desta convocação, Honda já acionou compradores do modelo em todo o mundo no mês de fevereiro, por problemas do motor, e em janeiro de 2010, quando o defeito nos comandos do vidro foi diagnosticado pela primeira vez.

No Japão, a convocação atinge modelos fabricados sobre a plataforma compacta da Honda, como unidades do Fit fabricadas entre outubro de 2005 e outubro de 2009, ou seja, das duas gerações do modelo, que também foram exportados para outros mercados asiáticos, por exemplo, a China, de acordo com a agência "Automotive News".

A agência "Associated Press" informa ainda que há o problema de 26 mil unidades do cupê híbrido CR-Z, que também são exportados para os Estados Unidos, com defeitos na central eletrônica do motor. Os americanos também enfrentam problemas com os vidros elétricos de 80 mil unidades do crossover CR-V.

No Brasil, onde a Honda fabrica e comercializa o Fit desde sua geração anterior, a assessoria informou à reportagem de UOL Carros que a fabricante está "analisando a situação das unidades comercializadas" e uma decisão oficial deve ser anunciada em breve.

REPARO GRATUITO
De acordo com o site Carsale, parceiro de UOL Carros, o recall vai levar a Honda a programar o reparo gratuito de 216.193 veículos no Japão, 255.766 na China e 297 mil em outros países da Ásia, além de 103 mil na América do Norte. Resta ainda a definição da necessidade de acertos em outras dezenas de milhares no restante do mundo -- ainda não há o cálculo dos países com frotas em análise, caso do Brasil.

MESMO PROBLEMA
Este não é o primeiro recall anunciado pela Honda para reparo de defeito dos circuitos dos vidros elétricos de seus modelos. Em janeiro de 2010, quase 700 mil unidades dos modelos Fit e City (sedã) foram incluídas no chamado global emitido após relatos de falhas nos EUA e na África do Sul, onde uma criança morreu (releia aqui).

Mais recentemente, em fevereiro, outras 700 mil unidades foram convocadas devido a falhas de motor. Neste caso, porém, veículos vendidos no Brasil não foram afetados.

DECLARAÇÕES
De acordo com a última nota oficial da Honda do Japão, "o formato do comando principal dos vidros pode permitir o acúmulo de resíduos em seu interior que, com o tempo, podem degradar os contatos elétricos, levando a princípio de incêndio no circuito dos botões".

Já a declaração provisória da Honda do Brasil pode ser vista na íntegra abaixo:

"São Paulo, 5 de setembro de 2011– Com relação ao recall mundial anunciado pela Honda Motor Company, Ltd. (Japão), a Honda Automóveis do Brasil informa que está analisando a situação das unidades comercializadas em território nacional. A empresa informará tão logo tenha uma posição.

 

Honda Automóveis do Brasil"

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo