Topo

Gol e Celta, Civic e Corolla são carros que mais satisfazem o brasileiro

Volkswagen Gol, em suas duas gerações, lidera ranking de satisfação entre compactos - Divulgação
Volkswagen Gol, em suas duas gerações, lidera ranking de satisfação entre compactos Imagem: Divulgação

Da Redação

30/08/2011 19h13

A consultoria J.D. Power, reconhecida internacionalmente por suas listas de avaliação do grau de satisfação dos compradores de diferentes produtos de consumo (de eletroeletrônicos a carros), divulgou seu primeiro ranking para o mercado automotivo brasileiro: a Volkswagen colocou quatro modelos -- Gol antigo (Geração 4), Gol atual (G5), o aventureiro CrossFox e o sedã Voyage -- no pódio dos mais bem avaliados, junto com Chevrolet Celta. Estes cinco modelos podem ser considerados, a depender da leitura, os mais importantes, por representarem a parcela de carros mais vendidos do país. Além deles, o compacto Citroën C3 e os médios Honda Civic, Toyota Corolla e Ford Focus também foram bem avaliados em suas categorias.

O ranking de satisfação do J.D. Power é frenquentemente citado pela Hyundai em suas propagandas. A  representação brasileira da marca coreana, porém, costuma usar dados do levantamento americano de modo distorcido -- enquanto o ranking reflete a aceitação de carros com algum uso (ao menos um ano e meio), a marca quer fazer crer, em sua publicidade, que o resultado diz respeito a carros zero-quilômetro; outra estratégia é dizer que um carro com posicionamento ruim dentro de sua categoria foi líder do segmento, algo já feito com o Tucson.  

Voltando ao levantamento brasileiro, a lista dos carros que mais satisfazem o brasileiro pode ser vista abaixo:

O levantamento foi realizado no mês de maio e contabilizou a opinião de 5.000 pessoas que compraram carros de três categorias -- subcompactos (os mais vendidos no país), compactos e médios -- nos 18 meses anteriores, período de abrangência da pesquisa. Foram feitas questões referentes à confiabilidade, desempenho do veículo, visual e qualidade do serviço de pós-vendas das marcas, catalogadas num sistema de notas -- de 1 a 1.000 pontos. Apenas os três primeiros colocados em cada categoria foram revelados.

Além disso, também foram avaliados a mecânica e o design dos carros, a tecnologia ofertada pelas fabricantes e o chamado custo de propriedade, que inclui gastos com combustível, seguro e reparação. A avaliação destes quesitos indicou quais marcas mais satisfazem o comprador de carros no Brasil -- neste caso, foi feito um ranking mais amplo, com a posição de todas as fabricantes avaliadas.

QUEM GANHOU?
O ranking de satisfação para o Brasil em 2011 fica assim:

- SUBCOMPACTOS: 
1. Volkswagen Gol G5: 731 pontos
2. Volkswagen Gol G4: 728
3. Chevrolet Celta: 714

- COMPACTOS:
1. Volkswagen CrossFox: 790 pontos
2. Citroën C3: 762
3. Volkswagen Voyage: 762

- MÉDIOS:
1. Honda Civic: 830 pontos
2. Toyota Corolla: 807
3. Ford Focus: 791

Entre as fabricantes, Toyota (821 pontos), Honda (806) e Citroën (768) foram as que mais satisfizeram o consumidor e obtiveram nota acima da média do restante das marcas. A listagem completa pode ser vista aqui