! Volkswagen Jetta recebe cinco estrelas no Euro NCAP e novo Kia Picanto, quatro - 25/08/2011 - UOL Carros

Carros

Volkswagen Jetta recebe cinco estrelas no Euro NCAP e novo Kia Picanto, quatro

Reprodução
Na imagem, o sedã VW Jetta sendo submetido ao "teste do alce" Imagem: Reprodução

Da Redação

25/08/2011 16h44

O Euro NCAP, programa europeu de segurança automotiva, divulgou os dados de sua mais recente sessão de testes de segurança com veículos da nova safra à venda no continente. No total, foram divulgados resultados sobre dez modelos (das marcas Audi, Chevrolet, Citroën, Kia, Hyundai, Opel e Volkswagen) e um sistema de segurança (da Mazda). Deles, dois interessam diretamente aos brasileiros, por envolverem carros destinados ao nosso mercado: o sedã Volkswagen Jetta e a nova geração do compacto Kia Picanto, que começa a ser vendida no país em alguns dias (o lançamento à imprensa ocorre nesta quinta e sexta-feira).

O modelo coreano foi avaliado com quatro estrelas (o índice máximo é de cinco estrelas) por não contar com controle eletrônico de estabilidade de série, tecnologia obrigatória para todos os carros novos europeus modelo 2012. Além disso, o carro teve mau resultado também na proteção de pedestres em caso de atropelamento, com áreas como para-choques e capô causando graves ferimentos de pernas e cabeça.

No Brasil, o novo Kia Picanto será vendido com motor flex de três cilindros e preço inicial de R$ 34.900 mil incluindo airbag duplo frontal de série e, como opcionais, airbags laterais e freios com ABS.

$!$render-component.split('/')[$math.sub($render-component.split('/').size(), 1)]

SEDÃ SEGURO
No caso do Jetta, o resultado foi melhor: o modelo da Volks recebeu cinco estrelas do Euro NCAP, tendo boas aferições nos testes testes de impacto parcial frontal e impacto lateral, embora com a ressalva da baixa a proteção a pedestres adultos em caso de atropelamento (os ferimentos causados pelo capô à cabeça de um adulto no impacto poderiam ser fatais), fator que pode levar à diminuição do conceito no próximo ano.

Vale lembrar que o sedã que chega ao Brasil por importação é fabricado no México tendo como padrões os definidos para o mercado norte-americano.

Os outros veículos avaliados pelo Euro NCAP foram o novo Audi A6, o híbrido Opel Ampera (versão europeia do americano Chevrolet Volt), a perua Hyundai i40 (baseada no sedã Sonata), o compacto Chevrolet Aveo, os médios Citroën DS5 e VW Golf Cabrio e o familiar Chevrolet Orlando.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo