Carros

Ford coloca cegos para dirigir em estudo

Reprodução
Portadores de deficiência visual de diferentes níveis puderam dirigir os carros da marca Imagem: Reprodução

Da Redação

18/07/2011 18h19

A proposta parece insólita, porque a visão é um dos principais sentidos utilizados no ato de dirigir. Mas o Centro de Desenvolvimento da Ford, localizado na cidade de Merkenich, Alemanha, reuniu recentemente um grupo de 30 pessoas com algum tipo de deficiência visual -- completamente cegas ou com visão apenas parcial -- para dirigir seus carros numa pista de testes. Um instrutor acompanhou-as em cada trajeto, interferindo quando necessário.

O resultado pode ser visto abaixo, num vídeo de divulgação distribuído pela Ford europeia (a narração é em inglês):



Além de proporcionar a essas pessoas uma experiência nova, a atividade colheu dados sobre como os carros emitem informações sensíveis e sonoras. "Foi fascinante poder acelerar o carro da forma que eu bem entendi. Mas também não podemos nos esquecer que estávamos numa pista de testes. Foi muito legal, passou uma sensação de liberdade", comemorou Sezen Stearns, uma das participantes do programa.

Embora não haja qualquer tecnologia atual que permita que um cego dirija, o estudo da Ford permite entender como os carros podem enviar sinais para essas pessoas de forma a tornar sua relação com o automóvel, como passageiro ou pedestre, mais amigável. Por isso, além de dirigir os veículos da marca (às vezes chegando a 120 km/h), os participantes puderam tatear os carros, para compor uma imagem mental de suas formas.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo