Carros

Brasil vence concorrência mexicana e terá fábrica da BMW

Divulgação
O SUV compacto X3 pode ser o veículo que a BMW montará na planta brasileira Imagem: Divulgação

Da Redação

12/07/2011 17h52

A BMW escolheu o Brasil e não o México para construir sua nova fábrica de automóveis prevista para a América Latina. Principais concorrentes da márca bávara, Audi e Mercedes-Benz já tiveram produtos produzidos aqui, mas as operações não prosperaram. O local das novas instalações, quais modelos serão produzidos e o montante investido pela fabricante no novo empreendimento ainda não foram anunciados pela filial brasileira.

As informações foram dadas, em primeira mão, pelo engenheiro e jornalista automotivo Fernando Calmon, por meio de seu perfil no Twitter. Calmon, responsável pela coluna Alta Roda -- publicada semanalmente em UOL Carros --, afirmou que rumores dão conta de que o SUV compacto X3 seria o primeiro modelo fabricado na planta brasileira.

Outra possibilidade levantada pelo engenheiro e jornalista no microblog é a de que o modelo que sairá da fábrica brasileira da BMW deverá montado em regime SKD (Semi Knocked Down), o que significa conjuntos semidesmontados. Esse tipo de produção indica uma capacidade limitada de manufatura na planta e também que a produção em si não demandará altos investimentos. A instalação da fábrica foi disputada por seis estados brasileiros.

A próxima marca a ter uma operação fabril em território nacional pode ser a Mazda. Recentemente a fabricante japonesa escolheu o México para abrigar uma planta. Após decidir-se pelo país da América do Norte, executivos da marca afirmaram que "pode ser a vez do Brasil" quando perguntados sobre onde a Mazda faria seu próximo investimento.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo