Carros

Anfavea diz que medidas do BC reduzem vendas de veículos

Cris Komesu/Folhapress
Imagem: Cris Komesu/Folhapress

Da InfoMoney

Em São Paulo

21/06/2011 17h12

Após reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Cledorvino Belini, disse a jornalistas em Brasília que as medidas macroprudenciais anunciadas pelo Banco Central no final de 2010 estão afetando o setor automotivo.

Diante da elevação da inflação, o Banco Central elevou o recolhimento do compulsório nos casos de concessão de empréstimos de longo prazo, principalmente nos casos de empréstimos para financiamento de veículos. 

De acordo com Belini, o ritmo de crescimento do setor diminuiu neste ano. Em junho, segundo ele, as vendas já estão 5% menores em relação às de maio. Belini afirmou, no entanto, que espera uma reversão desse quadro, devido às promoções e ofertas que ocorrem no final de cada mês.

Diante disso, Belini pediu a Mantega na reunião para que evite adotar novas medidas, uma vez que o setor é um dos que mais contribuem para o aumento do PIB (Produto Interno Bruto). Segundo o presidente da Anfavea, a indústria automotiva responde por 23% do PIB industrial e 5% do PIB nacional.

CRESCIMENTO MENOR
Diante do cenário atual, a Anfavea espera um crescimento de apenas 5% neste ano, na comparação com 2010. Durante o encontro com Mantega, Belini também afirmou que foram discutidas medidas para ampliar os investimentos em inovação tecnológica a fim de baratear os preços nos veículos.

De acordo com o último relatório da associação, em maio, as vendas de veículos leves aumentou 10% na comparação com abril. Ao todo, foram comercializadas 300.514 unidades, contra 272.911 de abril. Na comparação com maio do ano passado, quando foram vendidos 235.753 veículos, houve aumento de 27,5%, considerando as comercializações de automóveis e comerciais leves. 

Entre janeiro e maio deste ano, foram comercializados 1.351.096 veículos, o que representa uma alta de 8,3% em relação ao 1.248.027 de unidades vendidas nos primeiros cinco meses de 2010.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo