Topo

Reportagem de UOL Carros ganha prêmio da SAE Brasil

<b>Chevrolet Volt, personagem do texto ganhador do 5º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo</b>  - Claudio de Souza/UOL
<b>Chevrolet Volt, personagem do texto ganhador do 5º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo</b> Imagem: Claudio de Souza/UOL

Da Redação

Em São Paulo (SP)

05/04/2011 13h40

Uma reportagem de UOL Carros sobre o Chevrolet Volt publicada em janeiro último foi a grande vencedora do 5º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo na categoria Internet. O anúncio foi feito na noite de segunda-feira (4), em São Paulo.

A SAE (Society of Automotive Engineers, na sigla em inglês; no Brasil, Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade) é uma associação fundada nos Estados Unidos em 1905, e congrega engenheiros, técnicos e executivos ligados à mobilidade automotiva, aeroespacial, ferroviária e naval. A SAE Brasil, representante local da entidade, completa 20 anos de atividades em 2011.

O objetivo de seu prêmio de jornalismo é incentivar a publicação no país de reportagens que contribuam para o conhecimento sobre mobilidade. Outras ações da SAE no Brasil incluem até um torneio de monopostos, realizado desde 1995.  

O texto vencedor, assinado por Claudio de Souza, editor de UOL Carros, traz uma explicação sobre o funcionamento do Volt, cujo trem de força une motor elétrico, gerador e motor a combustão, e relata suas impressões ao dirigir o modelo -- o test-drive foi oferecido pela General Motors durante o Salão de Detroit deste ano, nos EUA. O contato com o Volt rendeu duas reportagens; a primeira delas tratou do carro do ponto de vista de mercado.

MAIS GANHADORES
Além do prêmio principal, a categoria Internet incluiu dois destaques: o site MotorDream, parceiro de UOL Carros, foi um deles, com reportagem sobre fornecedores de peças à indústria automotiva assinada pelo jornalista Luiz Humberto Monteiro Pereira. Também foi premiada a Agência USP de Notícias, com reportagem de Glenda Ferreira sobre aerodesign.

Na categoria Mídia Impressa, o grande vencedor do 5º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo foi Fred Carvalho, da revista Autodata, com uma série de 15 reportagens intitulada "Carro do Futuro". Foram destaques os trabalhos de Maiara Gonçalves, do jornal "Notícias do Dia" (SC), e Gabriela Alves de Barros, da revista "Plástico Industrial", e receberam menções honrosas Carina Mazarotto, da revista "AutoEsporte", Pedro Kutney, da "Automotive Business", Nivaldo Souza, do jornal "Brasil Econômico", e Eduardo Hiroshi, do jornal "Agora".

Segundo a organização do prêmio, foram inscritos este ano 278 trabalhos, somando as duas categorias. Na edição anterior foram 221. A premiação e o início das comemorações pelos 20 anos da SAE Brasil foram comandados por Vagner Galeote, da Ford, atual presidente da entidade. A comissão julgadora contou com os jornalistas Paulo Campo Grande, editor de testes da revista "Quatro Rodas", e Chico Lelis, editor de veículos do "Diário do Comércio", além de Luso Ventura, diretor da SAE Brasil. A Delphi apoiou a 5ª edição do prêmio.