Topo

Álbum-enquete: vote no melhor sedã médio da atual safra

Da Redação

28/03/2011 19h52

O segmento de sedãs médios foi um dos menos prestigiados nos últimos anos, marcado por poucas novidades, criatividade escassa e, consequentemente, vendas em queda. A promessa, no entanto, é de mudança total: desde o final de 2010, novos competidores tem surgido para incendiar o mercado nacional.

Assim, UOL Carros preparou um álbum-enquete para saber: Qual o melhor sedã médio da atual safra? São 12 concorrentes, elencados por ordem alfabética de marca, conforme é possível ver abaixo:

* CLIQUE AQUI PARA VOTAR NA ENQUETE

CONCORRENTES
A lista começa com o ainda inédito Chevrolet Cruze, a ser importado da Argentina para substituir as versões mais caras do Chevrolet Vectra, que segue no mercado e na votação na versão Expression, com o mote (já "batido", mas muito usado na indústria) do custo/benefício; na sequência temos o francês Citroën C4 Pallas, que já pode ser considerado um dos veteranos do time; a segunda geração do Ford Focus, também fabricada na Argentina, acaba de ganhar uma nova versão de topo (a Titanium, alinhada com a nomenclatura global); Honda Civic 2012, apresentado como carro-conceito no Salão de Detroit em janeiro e, dias depois, confirmado como sendo a nona geração do modelo japonês; a nova geração do sul-coreano Hyundai Elantra, lançado nos Estados Unidos com novo motor 1.8 Dual CVVT (comando de válvulas com abertura continuamente variável tanto na admissão quanto na exaustão) de 148 cv, câmbios manual ou automático de seis marchas e ênfase na economia de combustível; Kia Cerato, que tem servido de alternativa aos onipresentes Corolla e Civic e deve ganhar motorização flex; Nissan Sentra 2012, que acaba de receber upgrades de pacote, com chave presencial que não precisa ser utilizada na abertura de portas e partida do motor; Peugeot 408, feito na Argentina para substituir o médio 307 Sedan e o médio-grande 407; Renault Fluence, mais um argentino, sucessor do Mégane no país; Toyota Corolla, líder do mercado, que recebeu leves alterações visuais e novos motor 1.8 Dual VVT-i e câmbio manual de seis marchas; e, fechando, o novo Volkswagen Jetta, importado do México para substituir tanto o Bora quanto a antiga geração do Jetta.

Estão no páreo os principais modelos que já aportaram no país ou estão agendados pelas fabricantes para chegar na atual temporada de lançamentos -- fomos coerentes com a representatividade da categoria e a viabilidade dos modelos, ou seja, nada de carro vendido como médio sendo compacto, por exemplo, nem de automóvel premium. Por fim, lembramos que cada internauta pode votar uma única vez na enquete, que termina dia 4 de abril.