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Com visual agressivo, Uno Sporting é 'esportivado' que vai além da aparência

Murilo Góes/UOL
Uno Sporting: com acerto novo na suspensão e rodas 15", carrinho vai além do visual Imagem: Murilo Góes/UOL

Rodrigo Lara

Do UOL, em São Paulo (SP)

18/03/2011 16h57Atualizada em 15/08/2012 14h08

Num mercado que privilegia o "parecer" em detrimento do "ser", o Fiat Uno Sporting se destaca. Apresentado oficialmente para a imprensa automotiva nesta sexta-feira (18), o compacto da marca italiana oferece algo mais além dos tradicionais adesivos, saias e outros apêndices esportivos, típicos das tais versões "esportivadas" que transitam pelas vias brasileiras. Sim, falamos de alterações mecânicas.

O Uno Sporting é vendido (sem alarde) desde dezembro de 2010 e conta com duas carrocerias, com duas ou quatro portas, que têm o seguinte preço:

- Fiat Uno Sporting 1.4 Flex duas portas – R$ 32.170
- Fiat Uno Sporting 1.4 Flex quatro portas – R$ 33.970


Vale lembrar que a opção de duas portas foi estendida a todas as versões da linha Uno -- ou seja, a Vivace, a Attractive e a aventureira Way.

CARA DE BRAVO
Comecemos pelo visual. De início, chamam a atenção os apêndices aerodinâmicos presentes nos parachoques dianteiros e traseiros e o grande adesivo com a inscrição "Sporting", que toma a porção inferior da lateral do veículo. Os conjuntos ópticos dianteiro e traseiro também são diferentes dos vistos nas outras versões do Uno: na frente, têm uma máscara negra; atrás, acabamento fumê.

Spoiler na tampa do porta-malas, rodas aro 15 polegadas -- com pneus nas medidas 185/60 --, pintura em preto nas bordas das caixas de roda e nas colunas das portas e ponteira de escapamento dupla completam as mudanças no visual externo. Por dentro, o Uno Sporting ganhou novo revestimento nos bancos, que têm um bordado com o nome da versão, instrumentos com nova grafia e iluminação em vermelho, computador de bordo (inédito nas demais versões do Uno) e volante de couro.

O pacote deixou o carro com um visual interessante, que pode ser definido como agressivo, mas sem exageros. Veja a aparência do Uno Sporting nas fotos de Murilo Góes:
 

APETITE POR CURVAS
A grande alteração para a versão Sporting, entretanto, não diz respeito ao visual. No início desse texto falamos sobre alterações mecânicas. Infelizmente a Fiat não dotou esse Uno de um propulsor maior. Fica em cena o Fire 1.4 Evo, que rende 88 cavalos com etanol e 85 cavalos com gasolina, e gera torque 12,5 kgfm com o combustível derivado de cana e 12,4 kgfm com o derivado de petróleo.

A fabricante, entretanto, instalou no Uno Sporting uma suspensão mais firme. O upgrade contemplou a carga das molas, que ficaram mais rígidas. Os amortecedores foram recalibrados, a dianteira ganhou uma barra estabilizadora de maior diâmetro e a suspensão do eixo traseiro teve sua rigidez torcional aumentada.

DUAS PORTAS PARA TODOS

Além do Uno Sporting, a Fiat também apresentou à imprensa as versões duas portas de toda a sua gama. A configuração amplia o número de versões da linha Uno para o total de dez.

Com isso, a Vivace, a Way e a Attractive, além da Sporting, ganham mais uma opção de compra, o que faz o valor do Uno variar de R$ 26.490, caso do Vivace 1.0 duas portas, até os R$ 33.970 do Sporting 1.4 de quatro portas. Confira abaixo a lista de preços de todas as versões do Uno (exceto a Sporting):

- Vivace 1.0 duas portas - R$ 26.490
- Vivace 1.0 quatro portas - R$ 28.140

- Way 1.0 duas portas - R$ 27.670
- Way 1.0 quatro portas - R$ 29.320

- Attractive 1.4 duas portas - R$ 28.840
- Attractive 1.4 quatro portas - R$ 31.670

- Way 1.4 duas portas - R$ 30.650
- Way 1.4 quatro portas - R$ 32.480

 

Os já citados pneus 185/60 R15 e os 20 milímetros a menos de altura completam as melhorias mecânicas do modelo. Se não tornam o Uno um devorador de asfalto, pelo menos transmitem mais segurança ao motorista e melhoram o comportamento dinâmico do carro.

IMPRESSÕES AO DIRIGIR
Considerando os rivais mais diretos, é possível afirmar que o Uno joga no time dos modelos com melhor acabamento do seu segmento. Pequenos detalhes já surpreendiam nas primeiras versões, como o painel bem arranjado e a boa qualidade dos plásticos. Na versão Sporting o padrão foi seguido e ampliado. Nada mais justo: trata-se da versão mais cara do modelo.

A cabine acomoda bem os ocupantes, principalmente os da frente, que em nenhum momento passam por aperto. A posição de dirigir é correta, a visibilidade se aproveita da vasta área envidraçada e o volante do Sporting, revestido de couro, possui boa empunhadura. O Uno não é um carro que cansa.

Nos primeiros metros do test-drive, realizado pelas ruas da zona oeste de São Paulo, já foi possível notar o comportamento mais firme da suspensão. Não é algo que incomodará quem enfrenta os comuns desníveis, imperfeições e buracos do asfalto brasileiro. Entretanto, o Sporting possui um rodar mais áspero que as demais versões da linha Uno.

Mesmo não atingindo velocidades mais altas, foi possível ter um aperitivo do que a suspensão mais firme é capaz de fazer em curvas. E ela não decepciona. O comportamento do Uno Sporting é neutro e, com a ajuda dos pneus maiores e mais largos, faz o pequeno carro manter uma trajetória escolhida pelo motorista, sem oscilar ou dar qualquer tipo de susto. Ponto para a Fiat.

Já o motor é mesmo o ponto fraco do modelo. O 1.4 peca em potência em relação a concorrentes diretos. Os 88 cv com etanol não são páreo, por exemplo, para os 105 cv do 1.4 Econoflex da Chevrolet. Falta elasticidade ao bloco da Fiat e suas arrancadas são tudo, menos "esportivas".

Se falta de força é um pecado em um carro tão bem acertado e gostoso de dirigir -- o motor 1.6 16V E-torq faria maravilhas nesse compacto --, o Uno Sporting pelo menos quebra com o paradigma de que os "esportivados" somente são dotados de adições estéticas. E talvez ajude a mudar o estereótipo desse tipo de modelo, levando-os mais para o "ser" do que para o "parecer".

 

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