Carros

Freemont, o Dodge que virou Fiat, será vendido no Brasil

Claudio de Souza/UOL
Fiat Freemont em Genebra: sim, este carro não nos é estranho... Imagem: Claudio de Souza/UOL

CLAUDIO DE SOUZA

Editor de UOL Carros
Enviado especial a Genebra (Suíça)

01/03/2011 07h51Atualizada em 01/03/2011 19h50

A aliança entre Fiat e Chrysler exibe em Genebra seu fruto mais maduro: o Fiat Freemont, primeiro crossover da marca italiana. Não que o modelo seja uma grande novidade: trata-se do Dodge Journey repaginado, diferente do original em detalhes mínimos -- como a grade frontal -- mas também na motorização, que na Europa incluirá uma unidade Multijet 2.0 turbodiesel de 170 cavalos.

O Freemont começa a ser vendido no Brasil até o final deste ano, com configurações e motores a definir -- uma hipótese é ele abrigar o propulsor Pentastar V6 que a Chrysler (dona da Dodge) já estreou no novo 300. O modelo será fabricado em Toluca, no México, mesmo local de onde sai o atual Journey (que continuará existindo) e também o Fiat 500 voltado ao mercado dos Estados Unidos.

Ou seja, o Freemont/Journey será beneficiado pela isenção de impostos garantida em acordo Brasil/México. Ainda assim, será o mais caro (e tambem o maior) carro de passeio da marca italiana no país. Hoje, no Brasil, o Journey mais barato (versão SE) parte de R$ 82.900, podendo ir a R$ 107.900 na configuração RT.

O Freemont chega às lojas europeias em maio, inicialmente na versão com tração dianteira; uma versão com tração integral estará disponível a partir de outubro.

Para quem perguntar qual a lógica de (re)lançar no Brasil um carro com DNA dos EUA, nome de cigarro e uma história prévia de vendas locais apenas razoáveis, a resposta é simples: a rede de lojas ampla e efetivamente nacional da Fiat teria o poder de "bombar" o Freemont, algo totalmente fora do alcance da diminuta Chrysler. De qualquer modo, o crossover ítalo-ianque é candidato forte ao prêmio de lançamento mais bizarro do ano no Brasil.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo