Topo

Toyota anuncia novo recall nos EUA; 2,17 milhões de carros estão envolvidos

Da agências, com Redação

24/02/2011 11h59Atualizada em 24/02/2011 12h33

A Toyota anunciou nesta quinta-feira (24), nos Estados Unidos, um recall envolvendo 2,17 milhões de carros. Mais uma vez, o problema está ligado ao pedal do acelerador, relatam as agências de notícias. O risco é de a peça ficar presa no tapete ou em grampos que seguram a forração do assoalho.

Segundo a fabricante, mais da metade dos carros chamados agora são unidades que deveriam ter sido inspecionadas no mega-recall anterior, de 2009, causado por denúncias do travamento do pedal e de consequente aceleração à revelia do motorista.

O novo chamado veio pouco tempo depois de investigadores dos EUA (inclusive especialistas ligados à Nasa, a agência aeroespacial) afirmarem que as falhas denunciadas em 2009 não tinham origem em componentes eletrônicos. Mais de 14 milhões de carros da Toyota já sofreram recall desde o iníco da crise. No começo de 2010, alguns modelos tiveram produção e venda suspensas temporariamente nos EUA, como os próprios RAV4 e Highlander, além do best-seller Camry e da picape Tundra, concorrente de lendas automotivas locais, como a Ford F-150 e modelos da Chevrolet e GMC.

Um porta-voz da Toyota, citado pela Associated Press, afirmou que não há registro de acidentes causados pelo suposto defeito -- ou seja, o recall desta quinta-feira não teria caráter emergencial, mas estritamente preventivo. O número de mortes em acidentes atribuídos a defeitos em carros da Toyota -- contando desde o primeiro mega-recall -- chegaria a 89. A empresa enfrenta múltiplas ações na Justiça.

Entre os modelos que agora devem ser levados às concessionárias dos EUA estão 761 mil RAV4 (2006-2010) e 397 mil Highlander (2004-2006), além de carros da Lexus, divisão de luxo da Toyota. O RAV4 é vendido no Brasil. No entanto, não há informações sobre um eventual recall em nosso mercado -- por ora, ninguém da filial da empresa foi localizado para comentar.

No dia 21 de março, a Toyota lança no Brasil o modelo 2012 de seu carro mais importante, o sedã médio Corolla, líder do segmento. A japonesa é atualmente a maior fabricante de carros do mundo.