Carros

Duster, futuro SUV da Renault no Brasil, decepciona em teste de segurança

EuroNCAP
Dacia Duster, produzido pela subsidiária da Renault, decepcionou no Euro NCAP Imagem: EuroNCAP

Da Redação

Em São Paulo

23/02/2011 17h57Atualizada em 24/02/2011 17h43

O europeu Dacia Duster, SUV compacto que será vendido no Brasil como Renault Duster ainda este ano, teve desempenho "desapontador" segundo o Euro NCAP, programa independente europeu de segurança automotiva.

Desenvolvido pela romena Dacia, subsidiária da Renault responsável por modelos de baixo custo como Logan e Sandero, o Duster recebeu índice três estrelas (de um total de cinco), e ficou "abaixo de outros lançamentos recentes na Europa em termos de segurança".

Na avaliação do Euro NCAP, o Duster obteve apenas 28% da nota de segurança ao pedestre, devido ao capô e para-choque protuberantes que podem levar a lesões sérias de cabeça em impactos, e 29% de itens de assistência à segurança dos ocupantes, principalmente por não contar com itens como limitador de velocidade e controle de estabilidade. O crash test pode ser visto no vídeo abaixo:

Além das baixas notas relatadas acima, o modelo obteve apenas 74% da nota em segurança aos ocupantes adultos, com proteção mediana para pescoço, peito e fêmur, e 78% para segurança de crianças acomodadas no banco traseiro, mais uma vez com proteção mediana para a região do peito.

MITSUBISHI ASX É 5 ESTRELAS

Um dos exemplos positivos de "lançamentos recentes" citados pelo programa foi o Mitsubishi ASX, do mesmo segmento, mas mais alinhado a modelos como Volkswagen Tiguan e Hyundai ix35 (Tucson na Europa), e que também estará disponível para o público brasileiro: recebeu avaliação cinco estrelas (máxima), embora tenha problemas na proteção ao pescoço, peito e pé dos ocupantes, bem como áreas do capô nocivas a pedestres, embora com risco menor, quando comparado ao Duster.

O Euro NCAP afirma ainda que é "desapontador que a matriz Renault não garanta aos modelos da Dacia o mesmo nível de segurança reservados aos seus modelos".

O Duster foi produzido para ser, na Europa, o que o Ford EcoSport representa por aqui: um SUV pequeno, vendido a preço reduzido, com opção de encarar o off-road (tem versões 4x2 e 4x4, assim como o modelo feito na Bahia). Tanta semelhança levou ao passo seguinte: logo em sua apresentação, durante o Salão de Genebra do ano passado, o modelo já foi alinhado como futuro rival do EcoSport no Brasil. Chega ainda em 2011 com o emblema da Renault e fabricação na unidade de São José dos Pinhais (PR).

Claro, duas ressalvas devem ser feitas neste momento: o nível de exigência quanto à segurança automotiva é menor no Brasil, infelizmente, o que talvez deixe o Duster no mesmo nível, ou mesmo à frente, de modelos fabricados por aqui. No entanto, e esta é a segunda ressalva, o Duster é fabricado a partir de um projeto mais recente que seus futuros rivais locais, logo teria a obrigação (ao menos moral) de ser mais avançado e seguro. Resta saber como o modelo a ser produzido no país se nivelará. 

ELÉTRICOS CONTRA A PAREDE

ELÉTRICOS
Pela primeira vez na história, carros elétricos foram avaliados pelo Euro NCAP, programa europeu independente de segurança automotiva. Frutos do mesmo projeto de cooperação internacional, o japonês Mitsubishi i-MiEV e os franceses Peugeot iOn e Citroën C-Zero passaram pelo crivo do órgão e receberam a avaliação quatro estrelas.

No caso dos carros elétricos, além da avaliação de segurança para adultos, crianças, equipamentos de assistência à segurança aos ocupantes e segurança de pedestres, a integridade de componentes elétricos, que podem provocar choques e incêndios se não forem mantidos intactos após o impacto, também foram testados.

O vídeo ao lado mostra os testes de impacto do modelo japonês, mas as observações são válidas também para os franceses: a menor nota (48% do total) veio da baixa proteção a pedestres em caso de atropelamento, seguida da proteção apenas mediana para os ocupantes do banco dianteiro, que sofreriam com fraturas de costela, tornozelos e pés em caso de acidente mais sério (73% da nota total).

O que você achou do resultado? Comente no campo apropriado.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo