Carros

Hyundai e Kia ultrapassam a Toyota na Europa

Murilo Góes/UOL
O ix35 é um dos best-sellers da Hyundai na Europa Imagem: Murilo Góes/UOL

Da Redação, com agências

22/11/2010 14h04

O grupo Hyundai ultrapassou a Toyota e agora é o fabricante asiático de veículos com maiores vendas na Europa. A empresa sulcoreana, que inclui a Kia, foi beneficiada pela queda nos emplacamentos da marca japonesa, atingida em sua imagem devido a seguidos recalls que atingiram 8 milhões de carros. Até o final de outubro, Hyundai e Kia venderam 521.369 unidades na Europa, contra 511.754 da Toyota (incluindo carros da Lexus, sua divisão de luxo).

O avanço de Hyundai-Kia foi de 4% no acumulado do ano, contra uma queda de 17% da concorrente japonesa, aponta o boletim Automotive News Europe, citando agências de notícias.

Segundo analistas, além do recuo da Toyota, a façanha do grupo sulcoreano se deve ao sucesso do SUV ix35, do hatch i30 (ambos vendidos no Brasil) e também do Kia cee'd, uma linha de compactos que oferece garantia de sete anos.

As vendas gerais de veículos na Europa tiveram recuo de 5% no período, totalizando 11,6 milhões de unidades. O grupo Hyundai-Kia detém 4,5% desse mercado, e a Toyota, 4,4%.

No Brasil, Hyundai e Kia comportam-se como concorrentes, pois seus carros são importados separadamente por grupos rivais. Por aqui, até o final de outubro, a Hyundai ocupava a sétima posição no ranking de montadoras, considerando vendas de carros de passeio e utilitários, com 3,24% do mercado; a Kia estava em 11º, com 1,68%.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo