Carros

Venda de carros importados segue aquecida e alta anual chega a 121%

Divulgação
Ferrari voltou a participar da Abeiva e entrega modelo 458 Italia no 2º semestre Imagem: Divulgação

RODRIGO LARA

Colaboração para UOL Carros

15/07/2010 11h59

A Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores) anunciou nesta quinta-feira (15) que suas 25 marcas associadas registram em junho crescimento de 121,5% em relação ao mesmo período de 2009, quando apenas 14 marcas eram representadas e o mundo ainda sentia efeitos da crise. Somente no último mês, foram vendidas 7.642 unidades -- alta de 2,6% na comparação com maio.

O crescimento dosimportados no Brasil foi ainda maior quando se consideram as 41.800 unidades vendidas no primeiro semestre deste ano em relação ao período de janeiro a junho de 2009: 175,3%.

Atualmente, fazem parte da Abeiva as marcas Aston Martin, Audi, BMW, Chana, Bentley, Chery, Chrysler, Dodge, Effa, Ferrari, Hafei, JAC Motors, Jaguar, Jeep, Jinbei, Kia, Lamborghini, Land Rover, Maserati, Pagani, Porsche, Spyker, SsangYong, Suzuki e Volvo. Ferrari e Maserati voltaram a integrar a Abeiva recentemente, assim como Lamborghini, enquanto a Bentley formalizou sua inscricao nesta quinta-feira.

OS DEZ MAIS

  • Murilo Góes/UOL

    A chinesa Chery já começa a mostrar a que veio e aparece como quarta importadora (considerando apenas a Abeiva), com 4,8% de participação.

    A lista de modelos mais vendidos, porém, mostra domínio da Kia, dentro da Abeiva, com as tradicionais BMW e Land Rover na sequência.

    Confira abaixo os modelos mais vendidos:

    1. Kia Sportage (5.611 unidades)
    2. Kia Cerato (5.337)
    3. Kia Soul (3.452)
    4. Kia Picanto (3.114)
    5. BMW Série 3 (1.363)
    6. Land Rover Freelander 2 (1.236)
    7. Suzuki Grand Vitara (1.224)
    8. BMW Série 1 (1.132)
    9. Chery Tiggo (985)
    10. Kia Sorento (796)

Vale lembrar que a associação não conta com algumas marcas de modelos importados, como Mercedes-Benz e Hyundai. Assim, enquanto a Abeiva aponta que 7.642 carros importados foram vendidos no país em junho, o total de fato chegou a 106.126.

VENDAS NO ATACADO EM BAIXA
Apesar dos excelentes números, as importadoras ainda sofrem com problemas de logística, que afetam a entrega de grandes lotes de carros e têm prejudicado, desta forma, a venda de produtos no atacado -- das importadoras para a rede de concessionárias autorizadas. As 22 marcas mostraram queda de 4,35% em junho último em relação ao mês anterior. Foram 8.728 unidades conta 9.123 veículos em maio. 

Ainda assim, a comparação anual (junho de 2009 a junho de 2010) mostra um ganho de 137%.

"Faltam rotas de navio, as marcas perdem vendas por falta de produtos. Por isso o resultado não foi tão bom", salientou José Luiz Gandini, presidente da entidade e também da Kia Motors.

A Abeiva reclama ainda do excesso de burocracia para homologação de novos carros, com esperas que podem chegar a até quatro meses. Ainda assim, a associação nega que isso comprometa, por exemplo, a oferta de peças de reposição para os modelos vendidos.

De toda forma, o câmbio estável e a crescente oferta de novos produtos encoraja os grupos a representarem as marcas no país e deve manter o crescimento das importadoras.

PARTICIPAÇÃO
Considerando o total de vendas por cada uma das marcas associadas no mês de junho, a sul-coreana Kia teve 52,3% de representação, seguida pela alemã BMW (9,9%), pela inglesa Land Rover (5,3%) e pela chinesa Chery (4,8%). Nas vendas acumuladas durante o ano, as marcas líderes são Kia (54,63%), BMW (8,91%), Land Rover (5,62%), Suzuki (4,49%) e Audi (3,44%).

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo