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Volkswagen SpaceFox com novo visual custa a partir de R$ 48.790

Divulgação
SpaceFox com nova identidade segue com motor 1.6 e opção de câmbio automatizado Imagem: Divulgação

RICARDO PANESSA

Colaboração para UOL Carros*

22/06/2010 13h59

A Volkswagen lançou nesta segunda e terça-feira (21 e 22) em Curitiba (PR), a linha renovada da station-wagon SpaceFox, que chega ao mercado em duas versões, com poucas alterações visuais, mas com um recheado pacote de recursos tecnológicos. A versão de entrada, chamada simplesmente SpaceFox 1.6, tem preço sugerido de R$ 48.790 (R$ 1.569 mais barata do que a versão mais simples do modelo comercializada atualmente); seguida pela 1.6 I-Motion (equipada com câmbio automatizado ASG) por R$ 51.469; SpaceFox Sportline, por R$ 55.190; e Sportline I-Motion, por R$ 57.860.

Entre as poucas novidades, o Novo SpaceFox destaca as alterações do design externo que, como já ocorreu com o novo Fox e o novo CrossFox, segue o novo DNA mundial de estilo da marca VW: novo design da grade dianteira, que ganhou filetes cromados; traseira inspirada nas linhas do SUV Touareg, com novas lanternas traseiras identificadas com o padrão mundial da marca e para-choque totalmente novo, com elemento horizontal e retrorrefletores (olhos de gato) integrados. Além disso, é novidade também a incorporação de sinalizadores de direção (pisca-pisca) aos retrovisores externos, presente em todas as versões.

Internamente, o modelo também incorporou melhorias, sempre baseado no conceito que caracteriza essa categoria de veículo, de amplo espaço interno e flexibilidade de uso. As duas versões da perua, tanto com câmbio manual quanto com câmbio automatizado I-Motion, oferecem banco do motorista com regulagem de altura e porta-objetos na parte inferior (o carro tem 17 nichos no total) , bolsas porta-revistas nos encostos dos bancos e tratamento especial nas peças aplicadas, que receberam detalhes cromados. O quadro de instrumentos foi desenvolvido com display em LCD, com mostradores duplos de quatro agulhas e iluminação azul, como no restante da família Fox, que passou a seguir o padrão europeu da marca.

PACOTE
O SpaceFox oferece um atraente pacote de benefícios tecnológicos, muitos deles disponíveis de série a partir da versão de entrada: direção hidráulica, ar-condicionado, limpador/desembaçador do vidro traseiro, regulagem do banco do motorista, redes nas laterais do porta-malas, banco traseiro com ajuste longitudinal, travamento central, trio elétrico, entre outros.

A versão Sportline, oferece ainda computador de bordo com sete funções, sensor de chuva e sensor crepuscular, airbag duplo, e freios com ABS. As duas versões podem ser equipadas com a transmissão automatizada ASG, que possibilita trocas automáticas ou acionamento manual sem o pedal de embreagem. Segundo Luiz Veiga, gerente executivo de Design da Volkswagen do Brasil, a nova geração do SpaceFox "tem coisas que não se vê, mas que estão presentes de forma ativa" e cita o material utilizado no painel que, além de ser visualmente agradável, recebe uma microtextura com o objetivo de eliminar o brilho e dar acabamento mais requintado à peça.

O banco traseiro corrediço, já presente nas versões anteriores do modelo, permite aumentar o espaço do porta-malas de 430 litros para 527 litros, com os bancos em posição normal. Com os bancos rebatidos, a capacidade de carga sobe para 1.385 litros.

O MESMO MOTOR
Assim como vários outros modelos VW fabricados no Brasil, o SpaceFox renovada utiliza o motor 1.6 VHT Total Flex, que disponibiliza até 104 cv de potência a 5.250 rpm (com álcool) e 15,6 kgfm de torque (a 2.500 rpm). Segundo a fábrica, com esse propulsor a perua acelera de 0 a 100 km/h em 11,1 segundos e atinge velocidade máxima de 181 km/h, abastecido com etanol e utilizando o câmbio manual normal.

A montadora ainda afirma que a transmissão automatizada I-Motion não prejudica o desempenho do veículo nas acelerações, nem eleva o gasto de combustível, como ocorre com transmissões que utilizam conversor de torque.

O novo SpaceFox dispõe de quatro opções de acabamento interno. Na versão 1.6, os detalhes são na cor cinza Antracite com a forração dos bancos podendo variar da combinação de malharia Titan e tear Ametista, de tons mais frios, à malharia Latte Machiatto com tear Diamante, mais quente. A 1.6 Sportline tem detalhes internos em cinza Siberiam e bancos em tecidos Grafite Machiatto e malharia Loop Titan. Esta versão pode receber bancos revestidos em couro e vinil, opcionalmente.

O carro vem ainda com preparação som em todas as versões. Essa preparação inclui antena, quatro alto-falantes e dois tweeters, oferecendo (diversos) módulos opcionais -- como todo e qualquer VW -- como o Módulo Rádio, com conexão Bluetooth para telefone celular, entradas USB e SD Card, ou o Módulo CD Player, com MP3, conexão Bluetooth e entradas para USB, SD Card e iPod.

* Viagem a convite da Volkswagen do Brasil

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