Toyota Corolla passa a ter dois motores flex e novo sobrenome na versão mais cara

CLAUDIO DE SOUZA

Enviado especial a Itu (SP)*

A Toyota apresentou à parte da imprensa especializada, neste segunda-feira (15), a linha 2011 do sedã Corolla que passa a contar com duas motorizações e uma mudança de sobrenome para a versão mais cara da gama. As versões mais baratas, XLi e GLi, mantêm o motor de 1,8 l atual. A versão XEi ganha um novo motor de 2,0 l flex desenvolvido no Japão. A versão SE-G passa a se chamar Altis, a exemplo da nomenclatura utilizada em mercados asiáticos, mantém o padrão de acabamento -- com revestimento de couro, detalhes amadeirados e presença de peças cromadas -- e também será equipada com o motor de 2,0 l.

TOYOTA COROLLA 2011
Divulgação
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As vendas do novo Corolla começam na próxima quinta-feira (18). Em relação aos modelos 2010, a versão XLi não traz alterações de preços, enquanto a versão GLi chega com R$ 1.000 de bônus. As versões mais caras terão aumento de R$ 1.450 (XEi) e R$ 1.990 (Altis, antiga SE-G), por conta da utilização do novo motor e de outros implementos. Assim, os novos preços para a linha Corolla são os seguintes: 

Motor 1,8 l 16V VVT-i Flex
XLi manual: R$ 61.890
XLi automático: R$ 65.920

GLi manual: R$ 65.660
GLi automático: R$ 69.670

Motor 2,0 l 16V Dual VVT-i Flex
XEi automático: R$ 75.830
Altis automático: R$ 89.160

De acordo com a Toyota, o novo Corolla deve vender 60 mil unidades em 2010, mantendo a liderança do segmento de médios recuperada em 2009. O mix deve ficar em 10% para a versão XLi, 30% para a GLi, 50% para a XEi e 10% para a nova versão Altis.

NOVO MOTOR, MELHOR RENDIMENTO
Segundo dados da Toyota, o novo motor 2.0 Dual VVT-i Flex (chamado internamente de 3ZR-FBE) fabricado no Japão é capaz de gerar 153 cv a 5.800 rpm com etanol e 142 cv a 5.600 giros com gasolina. A acentuada diferença de desempenho (dez cavalos) conforme o tipo de combustível também é observada no torque: 20,7 kgfm a 4.800 giros com etanol, contra 19,8  kgfm a 4000 com gasolina.

Para comparar, o motor 1.8 que segue em uso com as versões mais baratas do Corolla tem desempenho mais parelho com os dois combustíveis, gerando 132/136 cv (gasolina/etanol) a 6.000 giros com torque de 17,2/17,5 a 4.200 rpm (também com gasolina/etanol).

A fabricante afirma ainda que o novo motor 2.0 tem o menor nível de ruído e vibração do segmento, bem como o menor nível de consumo -- em torno de 6,0 a 6,5 km/l com álcool. E apresentou dados para garantir ainda que o novo Corolla 2.0 possui a melhor aceleração do segmento.

As versões com motor 2.0 são equipadas com uma nova transmissão automática Shifttronic de quatro marchas e paddle shift (borboletas de troca sequencial atrás do volante). Já as versões com motor 1.8 (XLi E GLi) seguem com os dois tipos de transmissão já conhecidos: manual de cinco marchas e automática de quatro velocidades com trocas sequenciais apenas pela alavanca no console central.

COROLLA MENOS 'TIOZÃO'
Novamente líder do mercado de sedãs médios, batendo o rival Honda Civic, a Toyota credita a virada ocorrida em 2009 ao lançamento da versão intermediária GLi, mas também afirma que uma mudança de percepção ocorreu a partir da campanha de marketing lançada no último ano.

O objetivo primordial da propaganda foi rejuvenescer o público interessado no Corolla, ação que segue em curso com o lançamento do novo motor para a faixa mais cara do modelo, que deve agregar a sensação de performance à sofisticação e ao conforto e deixar o Corolla com menos 'cara de tiozão'.

UOL Carros participa do test-drive e publica nesta terça-feira suas impressões sobre o novo Toyota Corolla Altis 2.0 Flex. 

* Viagem a convite da Toyota do Brasil

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