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Ford aposta no custo/benefício do Focus 1.6 16V flex

Da AutoPress

Especial para o UOL

15/02/2010 14h23

A Ford bem que tentou mudar a sorte do Focus com o lançamento da nova geração do médio, no fim de 2008. Mas mesmo com um visual bem moderno -- ainda atualizado com a versão europeia --, o dois-volumes manteve as vendas tímidas. No ano passado foram 1.400 unidades mensais do hatch, o que não foi suficiente para o modelo ultrapassar os veteranos Chevrolet Astra e Volkswagen Golf no segmento. Para piorar, ainda foi atropelado (como todos) pelo fenômeno Hyundai i30.

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    Focus 1.6: motor menor entrega modernidade, design é atual e conteúdo é farto

Com um certo atraso, é verdade, a montadora trata de colocar a nova geração para estrear um motor 1.6 flex. Até então, o carro era vendido apenas na configuração 2.0 16V a gasolina. Uma tentativa para trazer dias melhores ao Focus.
 

ÁLBUM DE FOTOS
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Pelo menos o motor é totalmente novo. Sai o antigo 1.6 8V Zetec Rocam e entra a nova linha Sigma, multiválvulas e construída em alumínio injetado sob pressão, que dispensa boa parte do processo de usinagem. Sem truques como balancins roletados, bobinas individuais ou comando variável, esse 1.6 16V gera 109 cv de potência com gasolina a 6.250 rpm e 115 cv com etanol a 5.750 giros, além de torque de 15,9/16,0 kgfm a 4.250 rpm. De acordo com a marca, 80% desta força já estão disponíveis aos 1.500 giros.

Com esse propulsor, o hatch agora parte dos R$ 49.900 na versão GL e chega a R$ 51.400 na GLX, avaliada aqui. E passa a atuar no nicho numa capacidade de motor que representa 30% do segmento de médios no geral. O motor Sigma 1.6 está disponível apenas para o hatch. Ou seja, o Focus ganha competitividade para atuar numa faixa de preço mais baixa.

O Volkswagen Golf 1.6 parte dos R$ 49.310, o Peugeot 307 Presence 1.6 16V custa R$ 49.900, e o Citroën C4 GLX tem preço sugerido de R$ 54.880 -- o único rival mais moderno com motor 1.6. O defasado Astra resiste com seu propulsor 2.0, mas com preço bastante agressivo, a partir de R$ 45.184. Essa tática também é praxe da Hyundai com seu i30, que custa iniciais R$ 54 mil. Coincidência ou não, esses dois modelos de custo/benefício atraente hoje lideram o segmento.
 

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    Ford gostaria que fosse essa a imagem do Focus para os rivais, mas vendas são fracas

Mas o Focus também oferece uma lista de equipamentos interessante. O modelo sai de fábrica com airbag duplo, ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros dianteiros elétricos, alarme, regulagem de altura dos faróis, rodas aro 16, entre outros. O Focus também passou a contar -- finalmente -- com terceiro encosto de cabeça no banco traseiro, e ainda possui um sistema de som que inclui rádio/CD/MP3 com entrada auxiliar, seis alto-falantes e dois tweeters.

FICHA TÉCNICA
Ford Focus GLX 1.6 16V

Motor: Gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.596 cm³, quatro cilindros em linha, duplo comando no cabeçote e quatro válvulas por cilindro. Injeção eletrônica multiponto sequencial e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio manual com cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Não oferece controle de tração.
Potência máxima: 109 cv com gasolina a 6.250 rpm e 115 cv com etanol a 5.500 rpm.
Torque máximo: 15,9/16,0 kgfm com gasolina/álcool a 4.250 rpm.
Diâmetro e curso: 79,0 mm X 81,4 mm. Taxa de compressão: 11,0:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos. Traseira independente em braços múltiplos, com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos. Não oferece controle eletrônico de estabilidade.
Freios: Discos ventilados na frente e tambores atrás. ABS, EBD e controle de frenagem em curvas como opcional na versão GLX.
Pneus: 205/55 R16 em rodas de liga leve.
Carroceria: Hatch em monobloco com quatro portas e cinco lugares. 4,33 metros de comprimento, 1,84 metro de largura, 1,50 metro de altura e 2,64 metros de distância entre-eixos. Airbag duplo frontal de série.
Peso: 1.290 kg em ordem de marcha, com 400 kg de carga útil.
Porta-malas: 328 litros.
Tanque de combustível: 55 litros.
Produção: Pacheco, Grande Buenos Aires, Argentina.
Lançamento mundial: 2004, com face-lift em 2007.
Lançamento no Brasil: 2008, já com o face-lift de 2007.
 

A versão GLX é mais equipada. Traz vidros elétricos com sistema um toque em todas as janelas, retrovisores elétricos, keyless, console central com descansa-braço e espelhos nos parassois, com luz. Também é a única configuração da linha 1.6 que pode receber ABS como opcional -- o que faz o preço da GLX saltar para R$ 52.400. Por fora, o Focus 1.6 tem carcaças dos retrovisores, maçanetas, régua do porta-malas e aerofólio traseiro pintados na cor da carroceria.

No geral, o hatch médio da Ford ostenta um visual bem moderno e original, embora não seja uma unanimidade. O modelo incorpora uma prévia do estilo Kinetic da marca, com faróis angulosos, abuso de vincos na carroceria, sem perder uma de suas marcas registradas: as lanternas na coluna traseira, paralelas ao vidro, que ficou mais generoso e inclinado na nova geração. Ou seja, o Focus tem apelos, tanto internos como externos, para virar o jogo.

IMPRESSÕES AO DIRIGIR: APETITE DE ASFALTO
A Ford sempre se destacou por trabalhar motores bastante competentes e eficientes no Brasil. Foi assim com a linha Zetec e, posteriormente, com a Zetec Rocam. O mesmo ocorre com seus propulsores vindos de fora, como o Duratec. Com isso, a nova linha Sigma 1.6 16V criou uma certa expectativa. E, mais uma vez, a marca norte-americana não decepcionou. Pelo menos no começo.

No Focus, os 115 cv com etanol emprestam boa agilidade ao hatch médio nas primeiras arrancadas. O câmbio bem acertado e escalonado, com as relações curtas da primeira para segunda e da segunda para a terceira marchas, faz o modelo sair da inércia e alcançar os 60 km/h com desenvoltura: 6,8 segundos. A nova unidade de força também se sai bem nas retomadas. O motor multiválvulas entrega uma boa dose de força (80% dos 16 kgfm, diz a marca) já aos 1.500 giros. Na verdade, o propulsor trabalha melhor entre os 2.000 e 4.000 giros. Enche rápido e não requer reduções de marchas drásticas para fazer ultrapassagens; tampouco mudar o câmbio a toda hora em trechos de subida e serra.

No plano, o 60 km/h a 100 km/h em quarta foi obtido em 8 segundos cravados. O Sigma só decepciona nas arrancadas depois da terceira marcha, quando as relações mais longas exigem esticadas a mais do motor. E, em velocidades mais altas, também deixa a desejar. Depois dos 110 km/h é preciso paciência e pé calcado no pedal do acelerador para colocar o velocímetro nos 185 km/h.

Nessa velocidade, a comunicação entre rodas e volante do Focus já exige correções. Mas a estabilidade em velocidades civilizadas é exemplar, em retas ou em curvas. A suspensão traseira multilink, além de absorver bem irregularidades das pistas e privilegiar o conforto, também confere uma boa desenvoltura em curvas. O modelo não faz menção de desgarrar, mesmo entrando agressivo em algumas situações. A suspensão, porém, falha um pouco na hora de frear bruscamente o dois-volumes, quando a traseira levanta bastante e o Focus tende a mergulhar a frente além do recomendável.

Outro ponto decepcionante do novo propulsor da Ford é o consumo. Para um motor com bloco em alumínio, a média de 5,9 km/l (em percurso 2/3 urbano e o restante rodoviário) chega a ser lamentável. A novidade sob o capô também merecia um tratamento acústico mais caprichado por parte da Ford. A partir dos 80 km/h o barulho do motor já incomoda bastante quem está dentro do carro. No mais, o Focus mantém as virtudes do modelo: ergonomia eficiente, boa posição de dirigir, conforto na medida certa e um design bem arrojado.
(por Fernando Miragaya)
 

DE ZERO A 100, O FOCUS GLX 1.6

Desempenho - O novo motor 1.6 16V proporciona boas arrancadas. O propulsor responde rápido ao pedal do acelerador e, graças às primeiras relações de marchas bem curtinhas, o modelo desenvolve bem, com um zero a 60 km/h em interesantes 6,9 segundos. Mas o propulsor perde um pouco de vontade após essa marca. A partir da terceira, as relações de marcha são mais compridas e exigem uma esticada a mais no motor, o que resulta em zero a 100 km/h de 12,6 segundos. Depois dos 110 km/h, porém, é preciso mais paciência para fazer o hatch chegar à máxima de 185 km/h em trecho plano e livre. As retomadas são o destaque. O motor Sigma é elástico e já oferece 80% do torque aos 1.500 giros. Com isso, o motorista pode contar com motor cheio rapidamente das 2 mil rpm até 4 mil rpm. Nota 8
Estabilidade - O Focus sempre foi bem neste quesito, desde a primeira geração. Nesta versão atual, a rigidez torcional foi melhorada e o modelo não faz menção de rolar a carroceria nas curvas mais fechadas. Nas retas, a sensação de flutuação surge aos 150 km/h e, nas freadas, o modelo deixa a desejar, mergulhando bem a frente. Mesmo assim, o ABS - opcional na GLX - ajuda a manter o carro na trajetória. Nas arrancadas, a suspensão se comporta melhor e o Focus não empina em demasia. Nota 8
Interatividade - O hatch é bem projetado por dentro. O volante dispõe de ajustes de altura e profundidade, o que facilita ao condutor encontrar a melhor posição de dirigir. A ergonomia também é eficiente, com comandos dos vidros e espelhos bem posicionados no descansa-braço. Os botões do ar e do rádio também são bastante intuitivos. A falha fica no comando de ajuste de altura do farol, meio escondido à esquerda do quadro de instrumento. O cluster, aliás, tem iluminação que não cansa, ao contrário do display digital com informações do computador de bordo, na cor âmbar. O manuseio do computador também é complicado, em uma haste do volante. Já o câmbio tem curso curto e os engates não são muito suaves. Nota 7
Consumo - O modelo fez a sofrível média de 5,9 km/l com etanol e uso 2/3 na cidade e 1/3 na estrada. Nota 5
Tecnologia - A atual geração usa uma plataforma de 2004, recente para os padrões brasileiros, mas que deve ser substituída na Europa em 2011. O modelo adotou um moderno motor 1.6 16V com bloco em alumínio injetado. Isso sem falar na suspensão traseira independente multilink, uma espécie de "marca" do Focus desde a geração anterior. Nos itens de segurança, a versão só dispõe de airbag duplo, regulagem de altura dos faróis e ABS, que é opcional. O som com entrada auxiliar e de boa qualidade é o único item interessante de entretenimento. Nota 8
Conforto - Há espaço suficiente para dois adultos e uma criança viajarem no banco de trás do Focus sem aperto - só pessoas com mais de 1,80 m tendem a raspar um pouco a cabeça no teto. Na frente, motorista e carona também usufruem de bom vão para pernas e cabeças. O banco acomoda bem o motorista. Já a suspensão filtra de forma eficiente os buracos das ruas brasileiras, sem sacolejar os passageiros. O isolamento acústico, contudo, decepciona. Já aos 80 km/h o barulho do motor e de rodagens invade o habitáculo. Nota 7
Habitabilidade - Os acessos são facilitados pelo bom vão das portas. Por dentro, o modelo oferece uma boa quantidade de porta-objetos e porta-copos. O porta-malas de 328 litros condiz com o segmento. Nota 8
Acabamento - De uma maneira geral, o Focus é bem cuidado por dentro. A nova linha 1.6 tem volante revestido em couro com raios que imitam aço escovado e emprestam certo requinte ao hatch. Apesar de ter muitas peças plásticas, o painel tem revestimento com textura agradável. Os encaixes e fechamentos no painel e no revestimento das portas se mostram precisos. No teto, porém, há sinais de rebarbas em alguns pontos. Nota 7
Design - O Focus, que já era moderninho, ficou mais arrojado. O modelo adotou faróis mais agressivos, uma carroceria com mais saliências e musculosa e vidro traseiro bastante inclinado. Além disso, manteve as lanternas verticais paralelas à janela de trás, uma das marcas do hatch médio desde a primeira geração. Um visual que vai mudar na Europa ano que vem, com a chegada de sua terceira geração. Nota 9
Custo/benefício - O modelo 1.6 16V do hatch médio parte dos R$ 51.400 na versão GLX, conta com um motor moderno, boa lista de equipamentos e um design moderninho. O único opcional, porém, é o ABS dos freios, que o faz chegar a R$ 52.400. Mas com essa versão, o Focus ficou com uma opção mais em conta para brigar com os veteranos Golf, o moribundo 307, o moderninho C4, que têm motor 1.6. E ainda tenta roubar vendas do fenômeno i30. Nota 7
Total - O Ford Focus GLX 1.6 16V somou 75 pontos em 100 possíveis. NOTA FINAL: 7,5