Volkswagen ainda não admite recall por suposto problema com motores 1.0 e 1.6

Da Redação, com agências

Um falha no tratamento térmico de componentes de motores 1.0 e 1.6 produzidos desde 2008 está sendo investigada pela Volkswagen, que ainda não admite a possibilidade de um recall. O problema foi revelado no dia 15 de outubro pela revista "Exame".

  • Murilo Góes/UOL

    O hatch Gol, o carro mais vendido do Brasil, seria um dos modelos atingidos por suposto defeito de motores 1.0 e 1.6 da montadora Volkswagen

De acordo com a publicação, a falha já teria causado a explosão do motor de alguns carros, com consequente substituição pela montadora. Se confirmado, afirma a revista, o recall poderia atingir cerca de 1 milhão de automóveis.

Segundo a Agência Estado, apenas um problema "misterioso" teria sido admitido pelo gerente executivo de engenharia da Volkswagen, João Alvarez Filho. O defeito, porém, atingiria apenas o motor 1.0 flex da montadora, o EA-111, que equipa Gol, Voyage e Fox.

Cerca de 300 casos do defeito seriam de conhecimento da VW, que estuda a situação e avalia se um recall seria mesmo necessário -- se o defeito não comprometer a segurança do consumidor, a prática pode ser evitada.

O defeito seria constatado após barulho no motor e aferição de redução no nível de óleo feita em concessionária.

A reportagem da AE lembra ainda que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o proprietário de um veículo afetado pode exigir a troca completa do motor se acreditar que o reparo parcial possa afetar o valor de revenda do veículo. Nesse caso, porém, será preciso regularizar a documentação do veículo (com custos que variam de R$ 122,05 a R$ 165,17), uma vez que o número do chassi de cada veículo está gravado no bloco do motor.

O último recall convocado pela Volkswagen do Brasil foi o dos modelos Eos e Passat CC, para correção de problema no programa de gerenciamento do sistema de transmissão de dupla embreagem (DSG) de 61 carros. Neste caso, o agendamento de inspeção deve ser feito pelo fone 0800 019 8866.

VW LANÇA NOVO FOX
UOL Carros participa, nesta segunda-feira, do lançamento do novo Fox, feito em Brasília. O modelo traz nova frente e painel modificado entre as alterações mais significativas.

Novidades sobre o lançamento e também mais informações sobre o possível defeito de motores 1.0 e 1.6 da montadora serão noticiadas pela estação.

UOL Cursos Online

Todos os cursos