Topo

GM estuda fabricar Hummer elétrico para ressuscitar marca

Hummer H3 - Divulgação
Hummer H3
Imagem: Divulgação

David Welch

17/06/2019 15h51

Um Hummer com emissão zero de carbono soa tão paradoxal quanto um uísque sem álcool, mas a General Motors estuda a possibilidade de fabricar um modelo elétrico e ressuscitar a marca.

Por enquanto, é apenas uma ideia, pois no momento a montadora define quais veículos serão incluídos em uma frota de SUVs e caminhões eletrificados, dizem pessoas a par do assunto.

A ideia de incluir a marca Hummer surgiu como uma maneira de explorar a crescente demanda por SUVs robustos com capacidade "off-road", desfazendo a imagem de um veículo que consome muita gasolina e fez da marca uma espécie de pária uma década atrás, disseram as pessoas, que pediram para não serem identificadas porque os planos são confidenciais.

Fabricar um Hummer elétrico pode nunca acontecer. Internamente, a empresa olha para a ideia apenas como uma hipótese. Atualmente a empresa planeja quais modelos a GM vai fabricar com seu pacote caminhões movidos a bateria, segundo as fontes. Sem eletrificação, a GM teria dificuldade em vender um Hummer tradicional em uma época em que as regras de emissões se tornaram muito mais rígidas do que no auge da marca.

A GM atualmente desenvolve dois programas de veículos elétricos movidos por bateria. O primeiro é o projeto BEV3, de carros de passageiros, SUV crossover e uma variedade de outros modelos de pequeno e médio porte. O projeto faz parte do compromisso da montadora de lançar 20 modelos elétricos globalmente até 2023. O segundo programa fabricaria picapes elétricas e outros veículos de tamanho completo, alguns dos quais com capacidade off-road.