Topo

Ford e VW "combinam" para fazer elétricos e autônomos, diz chefão da Ford

Bill Ford, CEO e bisneto do fundador da Ford, durante participação na CERAWeek - Aaron M. Sprecher/Bloomberg
Bill Ford, CEO e bisneto do fundador da Ford, durante participação na CERAWeek
Imagem: Aaron M. Sprecher/Bloomberg

Keith Naughton, Christoph Rauwald

14/03/2019 07h00

Ford e Volkswagen, que negociam união no desenvolvimento de veículos elétricos e autônomos, são bons parceiros porque ambos reconhecem a extensão dos desafios à frente, de acordo com Bill Ford, presidente executivo da montadora americana.

"Nós nos encaixamos geograficamente muito bem, em termos de linha de produtos, nos encaixamos bem", disse Bill Ford, bisneto do fundador Henry Ford, na conferência de energia do CERAWeek em Houston. "Nós dois chegamos à mesma conclusão de que, tão grandes quanto nossos balanços patrimoniais, nenhuma empresa pode fazer isso sozinha".

As negociações entre a Ford e a VW ainda estão em um estágio inicial, disse a Ford, mas há progressos promissores na construção da parceria que as duas empresas consolidaram em janeiro para produzir veículos comerciais em conjunto. As montadoras americana e alemã estabeleceram uma estrutura para a VW investir no parceiro de veículos autônomos da Ford, Argo AI, disseram pessoas familiarizadas com as negociações. As empresas também estão considerando unir forças em carros elétricos.

"Estamos realmente nos primeiros dias de explorar quais seriam as possibilidades", disse Ford. "Temos algumas ideias claras de onde queremos ir e eles [Volkswagen] também."

VW fala em elétricos e autônomos

O CEO da VW, Herbert Diess, disse separadamente que sua empresa está em "negociações muito boas" com a Ford na expansão de sua colaboração entre veículos comerciais para incluir veículos autônomos. A Ford também está pensando em usar a plataforma de carros elétricos da VW, batizada de MEB, na Europa e na China, disse Diess.

"O 'avião' está ganhando altitude", disse Diess em discurso na conferência de imprensa da VW. "Estamos alinhando a Volkswagen com a mobilidade eletrônica como nenhuma outra empresa em nosso setor".

Tal acordo poderia ajudar a posicionar a Ford para um futuro onde carros elétricos e autônomos ajudarão a resolver problemas, incluindo o congestionamento urbano e a poluição, disse Bill Ford. Ele disse que está tentando reposicionar a empresa de 115 anos pelas mudanças dramáticas que estão por vir, que podem incluir a venda de menos carros e o desenvolvimento de novas formas de mobilidade, como os patinetes elétricos.

"Eu gostaria que a Ford ficasse por mais 100 anos, e se isso vai acontecer, é claro que realmente precisamos nos desviar para novas direções para tentar resolver alguns desses problemas", disse Ford. "É difícil porque o nosso atual modelo de negócios está fornecendo todos os ganhos e fluxo de caixa que financiam muitas dessas mudanças. Então, temos que fazer as duas coisas muito bem. Se não fizermos carros e caminhões fantásticos hoje que as pessoas querem, adivinhem? Não há amanhã."