Topo

Testes e lançamentos


Opinião: estes foram os melhores carros que dirigi em 2018

Murilo Góes/UOL
Lamborghini Urus, SUV da marca italiana, marcou presença no Salão do Automóvel de SP este ano Imagem: Murilo Góes/UOL

Hannah Elliott

29/12/2018 08h00

Lamborghini Urus, Porsche 911 GT3 e Jaguar I-Pace foram os destaques do ano

Esqueça a virada do século. O momento mais interessante e revolucionário no mundo dos carros é agora.

A Tesla passou das sanções da Comissão de Valores Mobiliários à lucratividade. Executivos da Audi foram presos por causa do escândalo do diesel da Volkswagen. A Ferrari perdeu um herói. Com o aumento do movimento #MeToo, a Fórmula 1 abandonou suas "grid girls" e as mulheres sauditas conquistaram o direito de dirigir.

Do ponto de vista dos produtos, o último ano também nos deu muita coisa para digerir: vimos o lançamento de excelentes veículos elétricos prontos para uso que vão desafiar a primazia da Tesla, como o primeiro SUV totalmente elétrico da Jaguar, o I-Pace.

E vimos outras marcas de carros de prestígio, como a Lamborghini e a Rolls-Royce, apostarem no segmento de SUVs modernos pela primeira vez, com veículos de seis dígitos que poderiam até ser usados fora da estrada.

Mas quais foram os melhores?

Quanto a mim, eu dirigi um carro diferente toda semana. Às vezes, dirigi dois, três ou quatro carros diferentes por semana. Muitas vezes, o "carro" era uma motocicleta. Às vezes, era um híbrido de três rodas que ligava os extremos. É um trabalho difícil, eu sei, mas alguém tem de fazê-lo.

A seguir, alguns dos carros que brilharam mais do que todos os outros:

Esportivo: Porsche 911 GT3

Se você tiver dinheiro para esbanjar em um Porsche moderno, permita-me sugerir o GT3, que custa US$ 143.600. Ele está extremamente popular e difícil de conseguir no momento, e com razão: é o melhor veículo que a engenharia alemã poderia conceber.

O GT3 tem 500 cavalos e 46,8 kgfm de torque. A velocidade máxima é de 318 km/h na versão manual. Ele vai de 0 a 100 km/h em 3,2 s com câmbio PDK.

Divulgação
Porsche 911 GT3 RS fez bonito na pista de Nürburgring, com o tempo de 6:56.4 Imagem: Divulgação

SUV: Lamborghini Urus

A Lamborghini continua produzindo supercarros. Eles são modernos, inovadores e emocionantes em uma era em que a direção elétrica e autônoma são palavras de ordem. A companhia bateu recordes de velocidade e tempo de volta por meio de uma tecnologia simples e engenhosa. Também tomou iniciativas para tentar conquistar mulheres e pessoas não brancas, que muitas vezes são esquecidas pelo mercado de supercarros...

O Lamborghini Urus representa exatamente essas coisas. É por isso que a marca está no caminho certo em direção ao futuro. Por US$ 200 mil, o Urus se alinha com outros SUVs extremamente luxuosos com foco no desempenho que há no mercado (confira: Bentley, Rolls-Royce, Porsche Cayenne Turbo), mas combina os dois mundos melhor do que qualquer um dos outros. E transmite uma sensação incrível.

Divulgação
Urus é SUV que vai bem no asfalto ou na terra; pena que custa tão caro Imagem: Divulgação

Elétrico: Jaguar I-Pace

A Jaguar mergulhou na parte funda do mercado de carros elétricos -- o mercado extremamente popular de SUVs de luxo -- e prevejo que esse risco valerá muito a pena.

Como disse em minha crítica, o Jaguar I-Pace, de US$ 69.500, poderia ser uma versão mais barata e sexy do Model X da Tesla. Compare-o com o Model X, com o Porsche Macan E-Hybrid, com o Audi Q5, com o BMW X3 e com o Mercedes-Benz GLC: este é o primeiro veículo que se garante contra eles em termos de alcance (quando aplicável), desempenho, tecnologia e design.

Divulgação
Jaguar I-Pace poderia ser uma versão mais barata e sexy do Model X da Tesla Imagem: Divulgação

Mais Testes e lançamentos