Topo

Tesla abre nova empresa para iniciar produção de carros na China

Model 3 é um dos carros mais acessíveis da marca fundada por Elon Musk - Divulgação
Model 3 é um dos carros mais acessíveis da marca fundada por Elon Musk
Imagem: Divulgação

15/05/2018 04h00

Fábrica em Xangai será a primeira fora dos Estados Unidos

A Tesla abriu uma nova empresa com sede em Xangai, estabelecendo um novo passo rumo à produção de veículos elétricos na China -- que serão produzidos na primeira fábrica da marca fora dos Estados Unidos.

A divisão de Hong Kong da Tesla registrou a nova empresa com capital de 100 milhões de yuans (US$ 15,8 milhões), informou o Sistema Nacional de Divulgação de Informações sobre Crédito Empresarial em seu website.

Veja mais

Tesla culpa motorista por acidente fatal com Model X
Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram oficial de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

O escopo comercial da unidade inclui desenvolvimento tecnológico e serviços relacionados a veículos elétricos, autopeças, baterias, instalações de armazenagem de energia e produtos de painéis solares, segundo o website.

Um representante da Tesla China não pôde comentar imediatamente.

A empresa com sede em Palo Alto, na Califórnia, vem trabalhando com o governo de Xangai desde o ano passado para estudar a montagem de carros na China.

Um passo determinante para a Tesla se estabelecer na China foi o fim da obrigatoriedade de joint-ventures para construir fábricas na China. A exceção, porém, vale apenas para fabricantes estrangeiras de veículos que usem novas fontes de energia.

A mudança de política surge também em meio a uma dura disputa comercial entre os EUA e a segunda maior economia do mundo.

Em teleconferência de resultados, no início do mês, Musk disse aos investidores que a Tesla planeja anunciar a localização de uma gigafábrica na China no terceiro trimestre do ano.

Anteriormente, ele havia dito que sua empresa provavelmente produzirá o sedã Model 3 e o crossover Model Y na China e não construirá no país o Model S e o Model X, que são mais caros.