Topo

Audi planeja investir R$ 160 bilhões para desafiar BMW e Mercedes

Versão definitiva do SUV foi exibida no Salão de Genebra - Divulgação
Versão definitiva do SUV foi exibida no Salão de Genebra
Imagem: Divulgação

Chris Reiter e Christoph Rauwald

15/03/2018 14h52

Marca das quatro argolas lançará primeiro carro elétrico feito em série ainda neste ano

A Audi planeja investir 40 bilhões de euros (o equivalente a pouco mais de R$ 160 bilhões) nos próximos cinco anos para ampliar sua linha de veículos elétricos. A decisão é uma tentativa de se aproximar das rivais BMW e Mercedes-Benz no ranking de vendas.

Atualmente a terceira maior fabricante mundial de veículos de luxo, a Audi apresentará mais de 20 modelos neste ano, incluindo o SUV e-tron, seu primeiro automóvel elétrico produzido em série. A marca planeja lançar mais de 20 modelos eletrificados -- incluindo variantes híbridas -- até 2025.

Veja mais

+ Avaliação: RS3 é um A3 "envenenadaço" de 400 cv
Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter
Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe

Trata-se de uma nova fase para a empresa que sentiu na pele os efeitos do escândalo dos motores a diesel da Volkswagen. A Audi reservou 387 milhões de euros no ano passado para cobrir os custos de recall e os riscos legais decorrentes.

A fabricante alemã espera que, no futuro, esses veículos representem cerca de um terço das vendas. "Queremos desempenhar um papel de liderança na enorme revolução que está ocorrendo em nossa indústria", disse o CEO da marca, Rupert Stadler, na entrevista coletiva anual da Audi em sua sede, em Ingolstadt, na Alemanha. 

Para compensar a pressão sobre os custos de criar capacidade de bateria e recursos de direção autônoma, a Audi pretende agilizar os processos de desenvolvimento em até 30%, o que geraria uma economia de 10 bilhões de euros até 2022.

A fabricante afirmou que os gastos com os novos modelos farão de 2018 um ano "desafiador", antes dos ganhos "sustentáveis" que serão registrados pelos resultados no próximo ano.