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Não se engane: donos de Rolls-Royce são mais jovens do que você pensa

Rolls-Royce, fabricante britânica que produz artesanalmente alguns dos sedãs mais luxuosos e clássicos do mundo, reduziu a média de idade de seus clientes - Reprodução
Rolls-Royce, fabricante britânica que produz artesanalmente alguns dos sedãs mais luxuosos e clássicos do mundo, reduziu a média de idade de seus clientes
Imagem: Reprodução

Hannah Elliott

29/06/2017 06h00

CEO de uma das mais tradicionais marcas de veículos clássicos da história afirma que maior parte de seus atuais clientes é jovem

A Rolls-Royce pode não te impressionar no quesito dinamismo. Afinal, essa instituição de 111 anos não tem nenhuma pressa para produzir seus imponentes carros de meio milhão de dólares. O sedã Phantom de três toneladas, por exemplo, exige mais de 800 horas de trabalho da equipe da marca em Goodwood, no Reino Unido, antes de ser entregue pessoalmente ao seu dignitário em algum local exótico.

Mas não se engane ao imaginar como é o dono de um Rolls-Royce. Segundo o CEO da Torsten Müller-Ötvös, a maior parte dos compradores é surpreendentemente jovem.

"Estamos vendo, nesse segmento de indivíduos de crescimento financeiro ultraelevado, uma queda rápida da média de idade", disse. "É realmente fantástico", completou.

Na prática, isso significa que a média de idade global de um cliente da empresa é de 45 anos -- contra média de 56 anos registrada em 2010. Trata-se de um número menor que dos compradores de automóveis em geral, que está em torno de 52 anos, e menor também que a média de idade de clientes de carros de luxo, que é de 50, segundo dados fornecidos pela Kelley Blue Book.

Outras marcas

A Buick, por exemplo, tem uma idade média de compra de 59 anos. Na Cadillac, a média é de 52, na Mercedes-Benz é de 51 e na BMW, de 50, segundo a KBB. O cliente médio da Land Rover tem 45 anos, o mais jovem de todas as empresas incluídas nos dados -- as informações são globais.

(A Rolls-Royce não estava entre as marcas analisadas nesse relatório e os números considerados nesta reportagem são internos).

A Bentley, a concorrente mais próxima da Rolls-Royce, informou que a média de idade de seus compradores era de 56,2 anos em 2014, mas que esse número provavelmente seja mais baixo atualmente.

E a grana desses jovens?

Por que é importante atrair um grupo de compradores mais jovens? Por um lado, isso evita a hipotética eventualidade de os clientes acabarem morrendo. Compradores mais velhos tendem a ser compradores leais, mas à medida que envelhecem, o total de clientes naturalmente diminui.

De forma mais imediata, a questão está relacionada à imagem da marca. Se os carros são conduzidos por aposentados, o resto do mundo inevitavelmente associa a fabricante à idade desse grupo. Isso não fomenta exatamente uma expectativa de compra futura.

"Se nosso emblema é atraente apenas para compradores mais velhos, ela não está ampliando esse grupo", revela Stephanie Brinley, analista sênior para as Américas da IHS Automotive. "E se a montadora não se conecta, pelo menos como objeto de aspiração, com os compradores mais jovens, é provável que eles não pensem nela quando chegarem aos 45 ou 50 anos e puderem comprar seu produto", avalia.

Fator positivo

A razão para a juventude relativa dos compradores da Rolls-Royce tem a ver com a forma em que eles estão gerando sua riqueza, disse Müller-Ötvös. O presidente da empresa nota que, diferentemente do que ocorria em décadas anteriores, quando comprar um Rolls com a "herança do papai" era uma opção viável e respeitável, as pessoas que aparecem em suas concessionárias fizeram sua própria fortuna.

"Já não se trata de dinheiro herdado", frisou. "A maior parte é dinheiro próprio de jovens que estão fazendo fortunas, seja no ramo imobiliário, seja na engenharia, seja em tecnologia da informação (apps), entretenimento, seja no que for", finalizou.