Carros

Renault fecha fábrica por duas semanas na França

Oscar Leconte/Reuters
Imagem: Oscar Leconte/Reuters

Da BBC Brasil, em Paris

24/10/2008 17h13

A montadora Renault anunciou nesta sexta-feira (24) que fechará quase todas suas fábricas na França por até duas semanas para ajustar a produção aos estoques elevados, decorrentes da queda nas vendas nos últimos meses. Outras fabricantes na Europa, como as concorrentes do Grupo Peugeot Citroën, também deverão reduzir fortemente a produção até o final do ano.

"A crise afeta particularmente a indústria automobilística. O problema dos estoques é um dos pontos delicados dessa crise", afirmou Patrick Pélata, diretor-geral de operações da Renault, o novo número dois da empresa.

Segundo Pélata, a Renault deverá reduzir a produção em 20% até o final do ano. A empresa já havia anunciado anteriormente 6 mil demissões na Europa, onde os estoques estão mais altos.

EM QUEDA
A Renault estima que em 2008 suas vendas no mercado europeu poderão cair 8% em relação ao ano passado. Mesmo alguns mercados emergentes, como a Rússia e a China, começam a dar sinais de desaceleração nas vendas. As ações da montadora francesa despencaram nesta sexta-feira na bolsa de Paris, registrando queda de cerca de 20%, uma das maiores baixas do pregão.

Na quinta-feira, as ações da Renault já haviam perdido 7,15% após o anúncio de seus resultados trimestrais, que indicaram queda de 2,2% no faturamento no terceiro trimestre de 2008, totalizando 9,14 bilhões de euros.

A Renault também anunciou uma previsão de redução da margem operacional para 2,5% a 3% em 2008. A estimativa anterior, no início do ano, era de 4,5%.

A redução do crédito causado pela crise financeira degradou ainda mais a situação das montadoras européias, que já vinham registrando queda nas vendas no continente nos últimos meses.
(por Daniela Fernandes)

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo