Topo

Renault bloqueia pagamento milionário a Carlos Ghosn

Carlos Ghosn - Regis Duvignau/Reuters
Carlos Ghosn
Imagem: Regis Duvignau/Reuters

13/02/2019 14h32

O conselho de administração da Renault anunciou nesta quarta-feira que não pagará o equivalente a dois anos de salário ao seu ex-diretor, Carlos Ghosn, uma quantia que ele deveria receber devido a uma cláusula de não concorrência contida em seu contrato.

No encerramento de uma reunião na quarta-feira, o conselho também observou que Ghosn, que está preso no Japão, não receberá milhões de euros em ações que estavam "sujeitas à sua presença na Renault".

Fontes da empresa disseram à AFP antes da reunião que a perda do valor devido à cláusula de não concorrência e as ações a serem recebidas como CEO somam cerca de 11,3 milhões de dólares.

O ex-presidente da montadora francesa, até recentemente considerado um dos homens mais poderosos do setor, renunciou à sua posição na Renault no mês passado, após ser preso sob a acusação de crime financeiro em Tóquio em novembro.

O Estado francês, que é um dos principais acionistas da Renault, disse que faria tudo possível para impedir que Ghosn recebesse um "paraquedas de ouro".