Mobilidade

Google processa Uber por roubo de tecnologia para caminhão autônomo

Ramin Rahimian/The New York Times
Caminhão autônomo da Otto, subsidiária da Uber, já está quase pronto para ser comercializado e chegou a fazer o transporte de 2.000 caixas de cerveja em percurso de 200 quilômetros no fim do ano passado Imagem: Ramin Rahimian/The New York Times

Em São Francisco (EUA)

Caso envolve subsidiárias das empresas e foi parar na justiça dos EUA

A Waymo (novo nome da antiga Google Car), empresa do grupo Alphabet (vertente do gigante Google dedicada só ao desenvolvimento de tecnologias para carros que andam sem motorista), apresentou nesta quinta-feira (24) uma ação judicial contra a Uber e sua subsidiária de caminhões autônomos, Otto, acusando-as de roubo de tecnologias.

"Otto e Uber tomaram a propriedade intelectual da Waymo a fim de evitar incorrer no risco, tempo e despesas de desenvolver de forma independente sua própria tecnologia", afirma o processo apresentado em um tribunal federal de São Francisco (Estados Unidos).

"Em última análise, este roubo calculado arrecadou mais de meio bilhão de dólares para os funcionários da Otto e permitiu à Uber reviver um programa bloqueado, tudo às custas da Waymo", segue o texto.

O litígio diz respeito particularmente ao uso de sensores a laser, batizados pela Waymo de "Lidar", que permitem a um veículo detectar carros, pedestres ou outros obstáculos ao seu redor. A empresa afirma ter investido "dezenas de milhões de dólares e dezenas milhares de horas de engenharia" para criar o dispositivo.

Assim, a Waymo acusa a Otto e a Uber de roubo de segredo industrial e violação de patente, e pede um julgamento com júri. Objetivo, claro, é proibir a utilização das tecnologias e obter indenização em valor não especificado.

Em outubro do ano passado, a Otto comemorou o primeiro transporte realizado por um caminhão autônomo em solo americano: o veículo levou 2.000 caixas de cerveja Budweiser entre as cidades de Fort Collins e Colorado Springs, em percurso de cerca de 200 quilômetros. 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Topo