Carros

Alemanha pede recall de 630.000 carros por fraude de motor diesel

Murilo Góes/UOL
Mercedes-Benz é uma das marcas com carros a diesel afetados Imagem: Murilo Góes/UOL


Em Berlim (Alemanha)

22/04/2016 20h53

Nesta sexta-feira (22,) o ministro alemão confirmou que haverá recall de cerca de 630.000 veículos dos fabricantes alemães -- Volkswagen, Audi, Mercedes, Opel e Porsche -- devido a irregularidades em seus níveis de emissão de gases poluentes. A fabricante de autopeças Bosch é responsável pelo sistema fraudulento.

A BMW, que começou a investir em tecnologias de economia de combustível mais cedo do que as rivais, inicialmente não está afetada pelo recall.

A decisão sobre um eventual recall de marcas estrangeiras deverá ser tomada pelos países em que os modelos sob suspeita apresentaram seu pedido de autorização para a União Europeia, acrescentou.

Nos veículos implicados, o sistema de filtragem de emissões poluentes é automaticamente desativado quando a temperatura exterior cai a certo patamar.

Entretanto, segundo as normas europeias, a convocação de recall só é autorizada se permitir evitar um acidente ou dano ao motor -- algo ainda incerto para caso de fraudes de níveis de emissão de poluentes.

Também não estão definidas multas específicas ou restituições a consumidores para todas as marcas afetadas. Cada caso será analisado pelas justiças locais.

O governo alemão havia ordenado a realização de testes em vários veículos de diferentes marcas, mas descobriu que apenas a Volkswagen tinha instalado o software manipulador. O escândalo apelidado de "Dieselgate" causou a renúncia do então presidente do Grupo Volkswagen, Martin Winterkorn.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Topo