Topo

Revista tira título de "Carro Verde do Ano" de modelos da VW

Jetta ganhou prêmio em 2009 com versão que usa motor com dados manipulados - Divulgação
Jetta ganhou prêmio em 2009 com versão que usa motor com dados manipulados Imagem: Divulgação

Em Nova York (Estados Unidos)

30/09/2015 15h28

Dois modelos do grupo Volkswagen premiados com o título "Automóvel Verde do Ano" pela Green Car Journal (Revista do Carro Verde, na tradução livre do inglês), dos Estados Unidos, tiveram o prêmio cassado nesta quarta-feira (30).

Audi A3 vendido nos EUA em 2008 - Divulgação - Divulgação
Audi A3 TDI foi laureado no ano seguinte
Imagem: Divulgação
São eles o Jetta TDI, da própria Volks, premiado em 2009, e o Audi A3 TDI -- da marca premium que faz também faz parte do grupo --, que foi intitulado no ano seguinte. Ambos utilizam motores turbodiesel da família EA189, que está no centro das investigações por fraudes nos resultados de testes para emissão de poluentes.

Em 10 anos de história, é a primeira vez que o periódico retira a premiação concedida a um vencedor. "Retirar os prêmios é algo lamentável, porém apropriado", comentou Roan Cogan, editor da Green Car Journal.

"Esses modelos foram selecionados por importantes razões: alta eficiência [no consumo] de combustível, índices reduzidos de emissões, condução agradável e habilidade para cumprir as exigências de emissões em todo o país, usando tecnologia diesel de vanguarda", acrescentou. 

Grupo resignado com decisão

Segundo comunicado da revista, tanto Volkswagen quanto Audi concordaram com a decisão. "Ganhamos milhares de concursos e prêmios ao longo da história, mas queremos ganhar de forma justa", reconheceu Scott Keogh, presidente da Audi para os Estados Unidos.

"Portanto, à luz dos recentes acontecimentos, achamos que o correto é devolver este importante reconhecimento ao cuidado ambiental", completou.