Toyota anuncia novo presidente após queda nas vendas

Em Tóquio

No mesmo dia em que anunciou uma queda de 4% nas vendas em todo o mundo durante o ano de 2008, a montadora japonesa Toyota Motor anunciou a noemação de Akio Toyoda, neto do fundador do grupo, como presidente da empresa.

Em junho, Akio Toyota substituirá Katsuaki Watanabe, presidente desde 2005, que passará ao posto de vice-presidente do conselho administrativo, uma função simbólica.

LEIA MAIS: França anuncia ajuda de 6 bilhões de euros a montadoras

O novo presidente é neto de Kiichiro Toyoda que, em 1937, fundou a Toyota ao transformar a fábrica familiar de materiais de costura em fábrica de automóveis.

Nesta terça-feira, a gigante japonesa anunciou a queda de 4% nas vendas ano passado, a 8,97 milhões de veículos, em consequência da crise econômica mundial que afetou a demanda.

Em dezembro, a Toyota anunciou que prevê o primeiro prejuízo de sua história para o exercício 2008-2009, que será concluído em março.

De acordo com o jornal Yomiuri Shimbun, o grupo prevê mais 3.000 demissões no Japão. Em novembro, a empresa anunciou a demissão de 3.000 funcionários temporários no fim de março de 2009.

UOL Cursos Online

Todos os cursos