Topo

Inmetro atualiza ranking dos carros mais econômicos do país

Do UOL, em São Paulo

07/02/2012 20h40Atualizada em 22/05/2018 19h18

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) divulgou a quarta edição do Programa Brasileiro de Etiquetagem Automotiva, ranking que lista o consumo de carros inscritos de forma voluntária pelas fabricantes. A lista de 2012 elenca 51 modelos (o instituto usa uma classificação no mínimo esquisita, totalmente diferente daquela utilizada na venda de carros, mas termina por considerar um total de 157 versões) de oito marcas -- Fiat, Ford, Honda, Kia, Peugeot, Renault, Toyota e Volkswagen.

Os carros recebem notas que variam de A (mais eficiente) até E (menos eficiente). O Inmetro usa como critério o consumo oficial obtido pela norma NBR 7024, quase um teste de laboratório -- o resultado deste teste é convertido em Joule, unidade de medida física de energia produzida (e consumida), para poder comparar carros com diferentes tipos de motorização. De acordo com o instituto, o consumo oficial pode ter diferença superior a 20% em relação ao obtido por usuários, por conta de fatores externos, como falta de manutenção, pneus descalibrados, direção agressiva com acelerações e frenagens bruscas, velocidade elevada, trânsito congestionado, combustível inapropriado, condições adversas de via ou de clima e excesso de peso. 

A participação dos fabricantes no programa não é obrigatória, e quem opta por participar escolhe quais carros vai incluir no levantamento. Ainda assim, todas as marcas que concordaram em fazer parte do ranqueamento são obrigadas a afixar etiquetas com o resultado da avaliação do Inmetro no para-brisa dos carros à venda, a partir de abril.

O álbum de fotos mostra os carros mais eficientes do ranking: são 17 modelos, sendo que 15 obtiveram o índice A e dois, nota B. Mais detalhes podem ser obtidos em reportagem do site MotorDream

Já a lista completa com notas e consumo de todos os participantes de cada uma das nove categorias do Programa de Etiquetagem Veicular pode ser obtida nos links abaixo:

- Subcompactos: CLIQUE AQUI
Modelos incluídos: Fiat 500, Fiat Mille Economy, Fiat Uno Economy, Fiat Palio, Renault Clio, Ford Ka, Kia Picanto.

- Compacto: CLIQUE AQUI
Modelos incluídos: Fiat Siena Fire, Honda Fit, Peugeot 207, Peugeot 207 Passion, Peugeot 207 SW, Renault Sandero 1.0 16V, VW Gol G4 (1.0 e 1.0 Ecomotion), VW Gol G5, Fiat Palio, VW Polo Bluemotion, VW Polo Sedan. 

- Médios: CLIQUE AQUI
Modelos incluídos: Honda City, Ford Fiesta, Ford Fiesta Sedan, Kia Soul, Renault Logan 1.0, Renault Symbol, VW Voyage. 

- Grandes: CLIQUE AQUI
Modelos incluídos: Ford Focus, Ford Focus Sedan; Ford Fusion Hybrid, Kia Cerato, Honda Civic, Peugeot 3008, Peugeot 308 CC, Peugeot 508, Peugeot RCZ, Toyota Corolla 1.8 (manual e automático), Toyota Camry, Renault Fluence 2.0, Renault Megane Grand Tour. 

- Veículos de carga derivados: CLIQUE AQUI
Modelos incluídos: Fiat Strada, Fiat Fiorino, Ford Courier, VW Saveiro. 

- Veículos comerciais: CLIQUE AQUI
Modelos incluídos: Fiat Doblò Cargo, Ford Ranger, Renault Kangoo Express, VW Kombi. 

- Utilitários leves: CLIQUE AQUI
Modelos incluídos: Fiat Idea, Fiat Palio Weekend Adventure Dualogic, Fiat Strada, Ford Ecosport, Renault Duster 4x2 2.0, Kia Sportage. 

- Fora de estrada (4x4): CLIQUE AQUI
Modelos incluídos: Ford Ecosport 4WD, Renault Duster 4WD, Toyota RAV4, Kia Sorento. 

- Minivans: CLIQUE AQUI
Modelos incluídos: Fiat Doblò.