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Honda Biz: veja como foi a evolução da moto em seus 20 anos de vida

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Imagem: Divulgação

Aldo Tizzani

Da Infomoto

31/12/2017 04h00

CUB é a terceira moto mais vendida do Brasil e já registra mais de três milhões de unidades emplacadas em duas décadas de história

Barata, fácil de pilotar, ágil e de mecânica simples. Assim nasceu, no Japão, em 1958, a Honda Super Cub. Inovava ao usar o primeiro motor quatro tempos de 50 cc, câmbio com embreagem automática e rodas de 17 polegadas.

No Brasil, a "saga CUB" (sigla para Cheap Urban Bike, termo em inglês para "moto urbana barata") começou só em 1992, com a Honda C-100 Dream. Em 1994, porém, nascia o conceito C-100 Biz que, em 1995, acabou virando um protótipo. Após diversos testes e pesquisas, a marca lançou oficialmente a Biz no final de 1997, já como modelo 1998.

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Desenvolvida exclusivamente para nosso mercado, a Biz foi projetada pela Honda do Brasil e contou com apoio da matriz japonesa. Ela já nascia revolucionária por ser a única da categoria a oferecer espaço sob o assento para guardar o capacete sem perder a agilidade e baixo consumo de combustível. Era basicamente uma evolução da C-100  Dream, da qual herdou motor e o câmbio utilizado até hoje.

Em 20 anos, foram mais de 3 milhões de unidades produzidas. Os mercados consumidores no país estão divididos da seguinte forma: Nordeste (30%), Sudeste (23%), Centro-Oeste (18%), Norte (18%) e Sul (11%). Hoje, se mantém como terceira moto mais licenciada do Brasil, perdendo apenas para CG e Bros. Mas como aconteceu sua evolução? Relembre em 10 itens.

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Honda C-100 Biz, de 1998, foi o primeiro modelo da saga, que acaba de completar 20 anos Imagem: Divulgação

1. Primeira Biz (1998)

Foi a roda traseira de 14 polegadas que permitiu à C-100  Biz ter um porta-objetos sob o banco capaz de guardar um capacete -- algo que não existia nas motos japonesas. Montada sobre um chassi em aço tubular, ela trouxe um design inovador com cores joviais. Seus principais argumentos de vendas eram a facilidade de pilotagem e a economia de combustível.

2. Biz mais "chique" (2001)

Surge uma versão mais sofisticada da moto com rodas de liga-leve de três pontas e partida elétrica, mas com o mesmo motor de 100cc, a "Biz+".

3. Crescimento (2005)

Sete anos depois da estreia, a Honda lança uma nova Biz, com motor de 124,9 cc, mas ainda carburado -- a potência da versão 125 era de 9,1 cv (a 9.000 rpm). O design também foi modernizado, com linhas facetadas e piscas incorporados ao escudo frontal (na primeira Biz eles ficavam ao lado do farol).

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Biz 125, de 2006, usava motor de 124,9 cc Imagem: Divulgação

4. Biz+ 125 (2006)

A configuração "+" da Biz com motor de 125 cc chega ao mercado como versão de topo. Trazia freio a disco na dianteira.

5. Biz injetada (2008)

Honda aplica injeção eletrônica na Biz 125 para atender às normas do Promot 3 -- foi a primeira moto de baixa cilindrada a receber injeção. Manteve o design de 2005, mas ganhou melhorias, como banco mais confortável e escudo frontal mais largo. Além disso, o pedal do câmbio rotativo mudou para facilitar as reduções de marcha com o calcanhar, um pedido do público feminino. À época, de acordo com a Honda, 66% dos compradores eram mulheres.

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Biz 125, de 2008, a primeira moto de baixa cilindrada dotada de injeção eletrônica Imagem: Divulgação

6. Biz flex (2011)

Renovada visualmente, a versão 125 teve os piscas traseiros descolados da lanterna; os dianteiros ficaram maiores. Mas a principal novidade era o motor flex. A capacidade do tanque aumentou de 4 litros para 5,5 l. Era vendida nas versões KS (freio a tambor e partida por pedal) e ES (partida elétrica).

7. Biz  EX (2011) 

Naquele mesmo ano chegou ao mercado a Biz 125 EX,com rodas de liga-leve, partida elétrica e freio a disco na dianteira, em substituição à Biz+.

8. Biz 100 (2012)

Um ano depois a Honda voltou às origens e lançou uma nova versão mais barata e de menor capacidade da Biz. Tinha rodas raiadas, freios a tambor e motor de 97,1 cc com 6,43 cv, porém ainda alimentado por carburador.

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Biz 100, de 2012, tinha rodas raiadas, freios a tambor e motor de 97,1 cc Imagem: Divulgação

9. Biz 110 injetada (2016)

Em 2016 a Honda adotou um novo motor de 110 cc na versão de entrada. Além da maior capacidade, outra novidade foi a adoção da injeção eletrônica.

10. CUB virou scooter? (2017)

Com "jeitão" de scooter, uma totalmente nova Biz foi apresentada no Salão Duas Rodas 2017, com linhas mais retas e novos desenhos do conjunto óptico frontal, laterais e rabeta, com nova lanterna. Escudo frontal voltou a crescer. A Biz (já modelo 2018) também passou a contar com novas cores de assento e partes plásticas, além de partida elétrica nas duas versões. A configuração 125 ganhou painel digital, tomada 12V, rodas de liga e freios combinados, equipamento presente também na 110i, que usa freio a tambor.

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Biz 2018 traz visual renovado estilo "scooter" e freios combinados nas duas versões Imagem: Divulgação

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