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Novo scooter da Yamaha, X-Max 300 tem até controle de tração

Cicero Lima

Da Infomoto

21/03/2017 10h00

Veja como anda o modelo criado para ser o anti-Honda SH 300i e quais suas chances de ser trazido para o Brasil

A Yamaha divulgou o preço do recém-lançado X-Max 300 no mercado italiano: 5.690 Euros (cerca de R$ 19 mil). Mostrado no Salão de Milão 2016, o novo scooter aposta em visual moderno e soluções eletrônicas inovadoras para a categoria, como o controle de tração.

Objetivo é se destacar em um segmento que conta com 20 concorrentes e é dominado pelo Honda SH 300i, que vende o dobro do segundo colocado no mercado italiano.

Para isso, aliás, o X-Max 300 já sai atrás em relação ao preço, já que custa 500 euros a mais do que o SH 300i. Para compensar o custo extra, o scooter monocilíndrico de 292 cc oferece boa dose de tecnologia, que inclui até mesmo controle de tração.

Vem ou não vem?

Certamente seria um ótimo produto para o Brasil, já que o SH 300i já é oferecido por aqui. Aliás, os rumores de seu possível lançamento, existentes desde o lançamento do antigo X-Max 250, ganharam força com o surgimento do sucessor. 

Na opinião dos concessionários ouvidos por Infomoto, o scooter seria bem aceito pelo consumidor local, mas seu sucesso dependeria, claro, do preço. Consultada, a Yamaha afirmou que não há planos para trazer o produto no momento. Infelizmente

Motorização e segurança

Já que o sonho de ter o X-Max 300 por aqui ainda é distante, melhor voltar a falar do que estamos perdendo, a começar pelo motor.

Dotado de refrigeração líquida e alimentação por injetor de 12 orifícios que, segundo a fabricante, "atomiza" a gasolina e oferece melhor queima, o propulsor rende 27,6 cv de potência (a 7.250 rpm) e 2,95 kgfm de torque (a 5.750 giros). Foco está em economia de combustível e baixos níveis de poluentes, para atender às exigentes normas de emissões europeias, conhecidas como Euro 4.

Sua grande atração, porém, é o controle de tração, que exerce cortes automáticos de transmissão de força para a roda traseira em caso de patinadas. As rodas com 15 e 14 polegadas de diâmetro, respectivamente na parte dianteira e traseira, contribuem para conferir mais segurança.

Conforto e praticidade

O estilo moderno do X-Max é reforçado pelo conjunto óptico, composto por dupla de faróis em LED. Diodos também estão presentes em lanterna traseira e setas.

Painel traz dois grandes mostradores, um do velocímetro e outro do conta-giros. Entre os dois mostradores fica a tela digital do computador de bordo, com diversas informações que podem ser acessadas com um toque do polegar, sem precisar tirar a mãos do guidão.

Voltado para o uso urbano e curtas viagens, o X-Max oferece espaços práticos para o piloto. Sob o banco, por exemplo, cabem até dois capacetes integrais. Atrás do escudo frontal, existem outros dois porta-objetos, um deles com tomada 12 volts.

Banco em dois níveis ganha ares de sofisticação por conta da costura dupla com linhas brancas. Sua altura do solo é de 79 cm e as pedaleiras da garupa são retráteis. Para reduzir os níveis de vibração que chegam ao piloto, o fabricante instalou contrapeso nas extremidades do guidão.

O modelo oferece até chave inteligente, que não precisa ser inserida no miolo. Para ligar o scooter basta acionar um botão estando com a chave próxima do veículo. Outra comodidade: para abastecer é só destravar a portinhola do bocal, que fica no túnel central, ao toque de um botão. O tanque comporta 13 litros de gasolina.