Topo

Yamaha vai usar moto da Índia como nova 250 no Brasil; conheça

Divulgação
Imagem: Divulgação

Arthur Caldeira

Da Infomoto

09/02/2017 10h00

A Yamaha lançou nesta semana na Índia uma motocicleta denominada FZ 25. O que nós temos a ver com isso? Muito! Usando mesmo motor, suspensões, freios e painel da nossa YS 250 Fazer, a nova moto da marca japonesa tem tudo para também ser vendida no Brasil.

Tanto que deve ser mostrada no Salão Duas Rodas 2017, em novembro, apesar de a Yamaha não confirmar a informação.

Na Ásia o modelo será o mais sofisticado da marca a usar o propulsor monocilíndrico com comando simples no cabeçote, refrigeração mista (com auxílio de radiador de óleo) e 21 cv. A única diferença de lá para cá é o fato de nossa Fazer 250 ser flex.

Traços visuais remetem à linha MT, a FZ 25 se diferencia da nossa Fazer pelo visual e também por usar quadro tipo diamante, enquanto o modelo brasileiro é montado sobre berço duplo.

Tais mudanças cairiam como uma luva para renovar nossa Fazer 250, cujo projeto atual remonta ao Salão Duas Rodas de 2005 e que vem recebendo atualizações de três em três anos, tendo sido a última delas feita em 2015. Ou seja: a próxima mudança teria que acontecer justamente de 2017 para 2018.

Dificilmente nossa nova 250 será exatamente igual ao modelo lançado na Índia, como mostram outros lançamentos da marca no passado.

De qualquer forma, a renovação será muito bem-vinda: em recente comparativo feito pela Infomoto a atual Fazer 250 sentiu o peso da idade contra a renascida Honda CB Twister. Outro modelo de 250 cc da marca no país, a XTZ 250 Lander, também já está com visual mais do que cansado.