Motos

Harley-Davidson aumenta motor e diminui o preço da linha Touring 2017

Aldo Tizzani

Da Infomoto, com imagens de Vinícius Gaspar

Os três modelos estradeiros também ganham suspensões aprimoradas

A linha 2017 da família Touring, da Harley-Davidson, chega ao Brasil com três modelos e muitas novidades. Road King Classic, Street Glide Special e Ultra Limited agora são equipadas com o novo motor Milwaukee Eight, que oferece 10% a mais de torque, 75% menos de vibração na marcha lenta e melhorias no conjunto de suspensão.

Outra boa notícia: as motos tiveram redução de preço de cerca de 6%. A Road King custa R$ 75.400; Street Glide, R$ 86.400; a Ultra Limited sai por R$ 94.900.

A evolução está focada no conforto e em melhor desempenho. O Milwaukee Eight 107, a nona geração, trouxe novo ânimo à linha 2017. O diferencial do V2 de 1.753 cc é a adoção de quatro válvulas por cilindro, que oferecem 50% mais de fluxo de admissão e escape -- com isso, a marca também diminuiu a temperatura que emanava do motor.

Para isso, instalou uma peça plástica sobre o cilindro traseiro para barrar o calor que subia para as pernas.

Como anda?

Entre os modelos, a Street Glide oferece o estilo despojado das baggers -- motos com carenagem frontal, malas laterais rígidas e rodona 19 na dianteira. Menos clássica que a Ultra Limited, ela tem feito sucesso nas vendas: nos Estados Unidos, por exemplo, é o modelo mais vendido da marca.

De fato, a vibração do motor em marcha lenta melhorou e é praticamente imperceptível. A suavidade é tanta que o ruído nem parece de Harley.

A moto ganha velocidade de forma progressiva, sempre em baixos regimes de rotação. A 100 km/h, por exemplo, o motor gira na casa dos 3.000 rpm. Isso é ótimo.

Arrefecido a ar, o motor tem 15,1 kgfm de torque (disponíveis já a 3.250 giros), ou seja, muita força em acelerações e retomadas. E o melhor de tudo, com baixa vibração e menos calor nas pernas. A facilidade é tanta que não parece que a moto pesa 376 quilos (em ordem de marcha).

Ficha Técnica - Harley-Davidson Street Glide 2017

+ Preço: R$ 86.400
+ Motor: 1.753 cc; V2; arrefecido a ar
+ Potência: não divulgado
+ Torque: 15,1 kgfm (3.250 rpm)
+ Alimentação: injeção eletrônica
+ Câmbio: 6 marchas
+ Dimensões: 2,43 m (c) x n/d (l) x 69 cm (a)
+ Peso: 376 kg (em ordem de marcha)
+ Tanque de combustível: 22,7 litros

Ciclística acertada

A mudança no conjunto de suspensão foi fundamental para fazer valer a força do novo motor. Na dianteira, a Street Glide usa garfo Showa, cuja concepção veio das pistas de corrida. Mas toda a linha Touring ganhou amortecedores maiores, que permitem até 117 mm de curso. A suspensão traseira do tipo bichoque também mudou e conta agora com 25 posições de ajustes. As regulagens são feitas de forma manual, sempre de acordo com a carga -- para ajustar, basta retirar a bolsa esquerda e girar manualmente a "borboleta".

Para garantir a segurança, a SG também manteve os freios da grife Brembo -- duplo na dianteira e simples na traseira -- com sistema Reflex (distribuição da força de frenagem em ambas as rodas) e ABS (antitravamento).

O mais divertido, ainda, é a possibilidade de utilizar pendrives no sistema de som (Boom Box 6.5 GT, com tela tátil no painel) para ouvir músicas durante a viagem.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Topo