Topo

Prova de motos incentiva mulheres a acelerarem usadas e clássicas

Carlos Bazela

Da Infomoto, em Barra Bonita (SP)

28/10/2016 08h00

"É bem diferente, tem o câmbio na mão e a embreagem no pé, igual carro. Ela é uma 'rabo-duro', não tem a suspensão traseira, então no trânsito ela é horrível", explica a dentista Katia Zoppello, 45, sobre sua Indian Scout 1942 de 500 cc.

Se levar a moto para as ruas é quase um martírio, parada é que ela não fica. Desta sexta-feira (28) até o domingo (30 de outubro), Katia e sua Scout estarão na pista do Kartódromo Municipal de Barra Bonita (SP) para a edição 2016 do "Pé na Tábua: Tira Teima de Motos Históricas", evento que estreia a categoria "Batom", disputada apenas por mulheres.

Katia herdou do pai o gosto pelas duas rodas, e com o marido, colecionador de motos antigas, o amor pelas clássicas. O "Pé na Tábua" foi uma forma de compartilhar sua paixão. "Eu disse que eu não queria mais correr com os homens. Queria uma categoria feminina", aponta a motociclista, que idealizou a categoria "Batom".

Além de Katia e sua Indian, o evento receberá outras motociclistas fãs de clássicas, como Rosa Freitag, 47, e sua Yamaha DT 250. "É o modelo japonês, bem diferente das outras que passaram por aqui", afirma a também dentista. "Quando eu a vi, me apaixonei".

Embora tenha bastante experiência no off-road, Rosa tem outros modelos na garagem, incluindo uma Vespa PX 200 de 1988, que a acompanhou em aventura pelas areias do deserto. "Eu já fiz um rali de Vespa no Marrocos e também participei da última edição do BMW GS Trophy", relembra. 

Entre suas favoritas, Rosa inclui a BMW G 650 X County, que usa para viajar, e uma Yamaha TDM 225 para o cotidiano, que ganhou um toque pessoal retrô. "Fui comprando as peças e instalando para deixar ela bem parecida com a antiga Yamaha Bronco".

Kelly Lanzoni, 40, também aprecia as motos japonesas: "Essa moto é do meu marido há mais de 20 anos", diz Kelly, mostrando a Honda XL 250 1974. Sua história ao guidão se iniciou cedo: "Aos 12 anos eu comecei andar com uma mobilete. Com 14, tive uma Honda CG".

Vespa PX 1988 Rosa Freitag - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Rosa Freitag e sua Vespa PX 1988, que a acompanhou em rali no Marrocos
Imagem: Arquivo pessoal

Todo mundo na pista

O evento traz várias categorias para que as mais diferentes motocicletas clássicas e usadas acelerem na pista. Há categorias para diferentes estilos e épocas: "Veteranas" reúne modelos feitos até 1919; "Vintage" compreende os modelos fabricados entre 1920 e 1939; "Pós-Vintage" e "Fifties" agrupam motos variando em torno dos 350 cc; "Turismo" e a estreante "Batom" permitem modelos fabricados até 1984.

Há ainda as competitivas "Turismo I e II", de regularidade, que premiam o menor e o maior tempo de volta, respectivamente.

Realizado desde 2014, o evento nasceu com a missão de ser diferente dos habituais encontros de motos antigas. E conseguiu.

E para quem estava pensando que a participação feminina fica restrita à categoria específica se enganou. "Gosto de competições de regularidade, para mim são mais técnicas, por isso vou competir também na categoria 'Turismo I', junto com os meninos", afirma Rosa Freitag, que também enfrentará Kelly Lanzoni na prova.

Serviço

Data: 28 a 30 de outubro de 2016
Local: Kartódromo Municipal, Barra Bonita (SP)
Informações: contato@penatabua.com e www.penatabua.com/novo/tt/