Topo

Harley Iron 883 vira sombria café racer e ganha concurso mundial

Batizada de "Nix", em homenagem à deusa grega da noite, moto foi customizada por gerentes de venda da Harley-Davidson na Grécia - Divulgação
Batizada de "Nix", em homenagem à deusa grega da noite, moto foi customizada por gerentes de venda da Harley-Davidson na Grécia Imagem: Divulgação

Arthur Caldeira

Da Infomoto

28/08/2016 08h00

Dá para deixar uma Harley-Davidson Iron 883 ainda mais estilosa? Dois gerentes de venda da montadora na Gréciam, Paschalis Tsalamagkas e Yannis Kourougiaouris, conseguiram: transformaram a moto de entrada da marca em uma sombria café racer.

Batizado de “Nix”, em homenagem à deusa grega da noite, o modelo foi coroado a campeã do concurso “Battle of the Custom Kings” (Batalha dos Reis da Customização), uma espécie de campeonato mundial de personalização de motos Harley.

A edição deste ano do de desafio foi disputada por revendedores da Europa, Oriente Médio e África. O julgamento foi feito por um júri de 12 customizadores profissionais. “Decidimos construir uma café racer inspirada em Nix, uma figura sombria de excepcional poder e beleza”, revelou Paschalis.

Motor da Harley-Davidson Iron 883 customizada como a sombria café racer Nix - Divulgação - Divulgação
Motor é o mesmo Evolution V2 de 883 cc da Iron convencional, porém pintado de preto para acompanhar clima soturno do modelo
Imagem: Divulgação
O que foi personalizado

Para dar à Iron 883 o visual sombrio que queriam, os dois artistas rebaixaram o tanque, deixando-o mais próximo do motor, e instalaram uma roda de 21 polegadas na dianteira -- as rodas originais são de 19 polegadas. Com isso, alinharam perfeitamente a parte de baixo do tanque com o assento, mantendo as linhas originais.

Com pedaços do tanque original, a dupla criou uma nova rabeta e também um carenagem para o farol, o que contribuiu para a silhueta elegante de Nix. O toque final ficou por conta da pintura preta metálica com flakes pratas, que fazem uma alusão a uma noite estrelada.

O bom e velho motor Evolution, um V2 de 883 cc, também foi pintado de preto e ganhou algumas partes polidas para dar contraste. Mesma solução foi usada nas tampas laterais do câmbio e da transmissão primária. As rodas, pintadas de preto fosco na Iron 883 original, em Nix estão polidas.

A ciclística café racer pode ser notada no guidão curvado para baixo. O simples painel de mostrador único foi realocado para a lateral esquerda da moto, junto aos cabeçotes do motor. O banco único e a rabeta coberta dão visual das antigas motos de corrida.

Dois escapamentos curtos e abertos conferem ronco não menos imponente.