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Indian Roadmaster tem motor 1.8 e luxo de sobra, mas pede R$ 115 mil

Aldo Tizzani

Da Infomoto

01/05/2016 08h00

O próprio nome já diz: Roadmaster, "mestre da estrada", em inglês, é o modelo topo de gama da norte-americana Indian que chega ao Brasil para disputar clientes do segmento de tourings de luxo por R$ 114.990.

Inspirada em um modelo da década de 1940 e somente na cor preta, a Roadmaster traz quadro em alumínio, freios com sistema ABS, acelerador eletrônico, suspensão traseira com regulagem a ar, para-brisa com ajuste elétrico, manoplas e assento com aquecimento, faróis e lanterna em LED e sistema de som com 200 watts.

Supertorque

Imponente, a Indian Roadmaster tem 2,66 m e pesa 408 quilos (a seco). Para empurrar este "monstro", há um motor V2 (dois cilindros em "V") batizado de Thunder Stroke 111. Com 1.811 cc (ou 1,8 litro), sua força impressiona: são 16,5 kgfm de torque, disponíveis a apenas 3.000 rpm. A potência não é divulgada.

Com estilo retrô, representado pelos cilindros e cabeçotes arredondados e cromados, esse motor tem arrefecimento misto de ar e óleo; a alimentação é feita por injeção eletrônica. O câmbio é de seis marchas e tem transmissão secundária por correia dentada, como nas Harley-Davidson.

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Motor "torcudo" de 16,5 kgfm, já disponíveis a 3.000 giros, é o maior destaque do modelo Imagem: Divulgação

Ciclística e conforto

Ancorada em um chassi fabricado em alumínio forjado que, segundo a fábrica, confere à motocicleta menor nível de torção, a Roadmaster traz conceitos tradicionais com pitadas de modernidade. Na dianteira, usa um tradicional garfo telescópico com tubos cromados de 46 mm de diâmetro e 116 mm de curso. Já o sistema de freios tem dois discos flutuantes e ventilados de 300 mm, duas pinças de duplo pistão e um flexível em malha de aço (aeroquip).

Na traseira, ela usa monoamortecedor (Fox Racing) regulável na pré-carga da mola, com curso de 114 mm. O diferencial é que a suspensão traseira pode ser ajustada por meio de uma bomba manual conforme a necessidade de condução (solo, com carga, com garupa ou com garupa e bagagem). Há, também, na parte interna da tampa lateral traseira, uma tabela contendo peso e a pressão que se deve usar para ajustar a suspensão. O freio traseiro tem disco de 300 mm e pinça com duplo pistão. O ABS atua de forma independente em ambas as rodas, que são aro 16.

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Modelo tem acelerador eletrônico e suspensão traseira com regulagem a ar Imagem: Divulgação

Mimos

Conforto é um dos pontos fortes da Indian Roadmaster. A moto de luxo tem carenagem frontal (faróis embutidos, que usam LED) e para-brisa com regulagem elétrica de altura. Outros atrativos são o piloto automático (cruise control), além de assentos e manoplas aquecidas. As pedaleiras da garupa podem ser ajustadas na altura e no ângulo.

Ela pode transportar até 142 litros de bagagem, distribuídos entre o top case, alforjes laterais e em dois pequenos compartimentos que ficam nas carenagens, próximas ao motor. O top case e os alforjes podem ser controlados remotamente.

Concorrente direta das linhas Touring e CVO da Harley, a moto da Indian conta com painel de instrumentos completo -- velocímetro e conta-giros analógico e um mostrador digital multifunção centralizado no painel personalizável. É possível, por exemplo, controlar o sistema de som, composto por quatro alto-falantes -- dois no anteparo do escudo frontal e outros dois nas laterais do banco do garupa.

O conjunto de áudio pode ainda ser auxiliado por conexão Bluetooth ou USB. Em função desta tecnologia, há possibilidade de "parear" até cinco aparelhos (comunicadores ou smartphones). Apesar do som de qualidade, a Roadmaster deve um sistema de navegação por GPS.

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