Carros

Scooter de R$ 24 mil, Honda SH 300i quer piloto "classe A"

Cicero Lima

Da Infomoto

05/03/2016 08h00

Uma das atrações da Honda no Salão Duas Rodas 2015, o scooter SH 300i chamou atenção dos visitantes pelo porte avantajado, rodas de 16 polegadas e iluminação com LED. Quase seis meses depois ele enfim chegará às lojas até o fim de março.

Preço não será divulgado até a próxima terça-feira (8), mas o supervisor de planejamentos Hayato Ikejiri garantiu que “não passará de R$ 24.000”. Assustou-se? De acordo com a Honda, o novo produto não se destina ao "motociclista comum". “O público-alvo é usuário de automóvel e integrante da classe A”, admitiu Ikejiri durante a apresentação do produto.

Para agradar a esse comprador, o SH 300i trará de série itens como freios ABS (antitravamento), chave inteligente e câmbio CVT (continuamente variável). A meta é comercializar 1.000 unidades ao ano, portanto bem abaixo do rival Dafra Citycom 300i -- 2.571 exemplares em 2015 --, consideravelmente mais barata (R$ 18.490).

Resta saber se o consumidor estará disposto a pagar quase o valor de um carro de entrada para deixar seu automóvel em casa e fugir dos engarrafamentos. Para isso, o SH 300i oferecerá três anos de garantia, sem limite de quilometragem, e sete trocas de óleo grátis. Duas cores estarão disponíveis no catálogo: branco perolizado e cinza metálico. A montagem será em Manaus (AM).

Longe de serem populares, são poucos os modelos de scooters de média cilindrada disponíveis no Brasil. Na faixa de 300 cc, havia apenas o Dafra Citycom 300i, que teve 2.581 unidades emplacadas em 2015, e foi atualizado com um motor maior e mais potente para este ano, passando a custar R$ 18.490. Uma bela diferença para o novo SH 300i, destinado a um público classe “A” que queira deixar o carro na garagem e evitar os congestionamentos. Resta saber se esse consumidor está disposto a pagar caro por isso. 

Divulgação
Rodas de 16 polegadas e para-brisa alto dão sensação de um modelo com porte maior Imagem: Divulgação

Caro e imponente

Rodas de 16 polegadas e enorme para-brisa ajudam a dar porte imponente ao SH 300i. O motor, monocilíndrico de 279,1 cm³ com quatro válvulas e arrefecimento líquido, produz bons 24,9 cv de potência (a 7.500 rpm) e ótimos 2,59 kgfm de torque (a 5.000 rpm). Ao passar os olhos é possível perceber o excelente nível de acabamento, incrementado pela chave que permite, através de sensores de aproximação, liberar guidão, abertura do banco e, claro, ignição por botão.

Em teste realizado sob forte chuva, Infomoto pôde por à prova a eficácia do para-brisa e do ABS. O primeiro permite rodar tranquilamente sem se encharcar, embora o tamanho incomode nos primeiros quilômetros. Já o segundo atua de forma independente nas duas rodas, evitando travadas no piso escorregadio.

Divulgação
Colocar a chave na ignição? Nada disso: basta se aproximar com a chave e o motor fica pronto para ser ligado por botão Imagem: Divulgação
A aceleração é vigorosa (chega-se a 100 km/h em cerca de 10 segundos), e o scooter anda em velocidade de cruzeiro na estrada (120 km/h) de forma estável e confortável, sem apresentar qualquer tipo de oscilação. O câmbio CVT tende a agradar quem está acostumado aos carros automáticos.

Por ser alto, o SH 300i exige perícia do piloto nas manobras em baixa velocidade, mas o entre-eixos curto (1,44 cm) e o baixo centro de gravidade conferam ao modelo agilidade para rodar com desenvoltura em meio ao trânsito pesado. O tanque de combustível, com capacidade para 9,1 litros (gasolina), permite autonomia próxima a 300 quilômetros (média de 32,9 km/l), segundo a empresa.

Lâmpadas em LED estão presentes nas lanternas, setas e farol, garantindo uma iluminação branca que se destaca em meio a outros veículos. O painel conta com três mostradores analógicos na parte superior  -- temperatura dos fluidos, velocímetro e marcador de combustível, da esquerda para a direita --, e um pequeno computador de bordo digital na parte de baix -- este reúne hodômetros, dados de consumo total e parcial e avisos de troca de óleo e manutenção.

Sob o assento há espaço para um capacete fechado e outros pequenos objetos. Um pequeno porta-luvas e um gancho para sacolas e bolsas complementam a praticidade para transportar tralhas. O SH 300i ainda traz de série descanso lateral e cavalete central, o que facilita na hora de estacionar os 162 kg (a seco).

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Topo