Topo

Salão de Milão promete 25 estreias mundiais; conheça principais

Anfitriã do evento, Ducati lançará nova irmã menor da 1299 Panigale (imagem), a 959 - Arthur Caldeira/Infomoto
Anfitriã do evento, Ducati lançará nova irmã menor da 1299 Panigale (imagem), a 959 Imagem: Arthur Caldeira/Infomoto

Arthur Caldeira

Da Infomoto, especial para o UOL, em Milão (Itália)

16/11/2015 19h51

A edição 2015 do Salão de Milão (Itália), pretende traçar um panorama do futuro das motos. Realizado desde 1914 e chegando a sua 73ª edição, o evento não costuma ser palco de protótipos ou conceitos futuristas, mas certamente aponta tendências e exibe o que estará nas ruas a partir do ano seguinte.

Para este ano, ao menos 25 novas motocicletas e scooters deverão ser lançados no centro de exposições Rho-Fiera Milano, que abre as portas para o público na próxima quinta-feira (19) e fica aberto fica até domingo (22), no Pavilhão de exposições.

Cerca de 1.400 expositores de 44 países deverão mostrar, além das novas motos, equipamentos e tecnologias inéditos para o setor, que tem registrado contínua queda nas vendas desde a eclosão da crise econômica mundial de 2008. “É oportunidade de engatilhar negócios e apoiar a recuperação de uma indústria que tem um papel fundamental no crescimento da economia italiana”, declarou Antonello Montante, presidente do salão.

De 2008 a 2013, o mercado europeu de duas rodas caiu praticamente pela metade, mas voltou a crescer 4% no ano passado. Na Itália, as vendas entre janeiro e setembro deste ano subiram 6,4% em relação ao ano anterior.

Para todos os gostos

Para aproveitar este cenário de melhora, as marcas começam a mostrar seus novos produtos à imprensa já a partir do início desta semana. Anfitriã, a Ducati mostrará sete novidades -- já adiantadas em um evento prévio na noite de segunda (16) --, entre elas uma nova esportiva média para substituir a Panigale 899, uma releitura da custom esportiva Diavel e até uma Scrambler de 400 ou 500 cc.

A Honda, que possui uma subsidiária e um centro de desenho na Itália, vai trazer a reformulada CB 500F, a versão definitiva da Africa Twin e, quem sabe, uma miniesportiva de 250 a 300 cc. Outra japonesa, a Yamaha deu pistas de que lançará uma versão retrô da MT-09. Já a alemã BMW antecipou a pequena G 310R, sua primeira moto abaixo de 500 cc e que será voltada para o segmento de pequenas premium.

A Triumph vai no sentido contrário e aposta em reformular a bigtrail Explorer 1200. Kawasaki e Suzuki focarão nas esportivas: a primeira já antecipou a nova ZX-10R, enquanto a segunda apresentou um mocape de sua nova hiperesportiva, possível substituta a Hayabusa, em Tóquio.

Desde pequenas nakeds de 300 cc até velozes máquinas de duas centenas de cavalos devem compor o Salão de Milão 2015. Infomoto estará em Milão e trará todas as novidades, em cobertura exclusiva para UOL Carros, do maior e mais importante evento do setor de duas rodas do mundo.