Carros

Motos já são tema de restaurantes, barbearias e estúdios de tatuagem

Guilherme Silveira

Da Infomoto

Mais do que apenas motos, o universo sobre duas rodas tem atmosfera própria, que engloba comportamento, serviços, roupas, acessórios e lazer. Atentas a esta crescente tendência de lifestyle, oficinas renomadas na customização de motos têm investido em espaços amplos e multidisciplinares, que reúnem tudo o que um motociclista gosta: bar, lanchonetes, estúdio de tatuagem e até barbearia são alguns serviços oferecidos. Para atrair um público cada dia mais descolado, este expediente também foi utilizado por marcas como Ducati e Triumph na última edição do Salão Duas Rodas.

Para certificar o sucesso desta receita, tome a Harley-Davidson como base. Principal fabricante de customs, a marca norte-americana supre boa parte de seus rendimentos vindos tanto dos acessórios para as motos como também de jaquetas, botas, óculos e outros itens de vestuário.

Terra da garoa

A cidade de São Paulo -- mais especificamente a Vila Olímpia, bairro da zona sul -- tem se revelado o principal cenário deste tipo de oficinas, ampliadas de modo a poder agregar serviços e atrações, como shows e baladas.

Inaugurada em setembro, "A Caverna", do ex-piloto de Formula 1 e customizador Tarso Marques, é o mais novo endereço. O local chega como concorrente do Johnnie Wash, tradicional oficina custom, lavagem e lanchonete, que tem dez anos e se mudou recentemente, para a mesma rua de "A Caverna", inclusiva. O  Johnnie Wash também foi ampliado e passou a oferecer serviços conjugados com o Juicy J (Gastropub), como cabelereiro, ótica e joalheria, além do serviço de bar.

"A Caverna" também aposta no "barber shop", mas se diferencia pelo pub e por um estúdio de tatuagem. Em ambos há dias de shows (sexta no Wash; quinta e sábado na Caverna), portanto caso a empolgação tome conta do motociclista, há a boa "sacada" de se poder deixar a moto no local para pegá-la no outro dia.

Tarso Marques diz que seu novo empreendimento é sonho antigo, um local feito à sombra de sua personalidade e sem designer para decoração. "Poucos sabiam, mas era onde eu morava e também funcionava uma segunda oficina a portas fechadas. Aprimorei o projeto por um tempo e resolvi criar uma sinergia entre objetos, serviços apropriados para os motociclistas e, claro, a garagem custom, uma paixão. É o tipo do lugar com clima de amigos; não necessariamente uma balada, mas bem frequentado", relata.

Divulgação
Oficinas oferecem bares, lanchonetes, cabelereiros e até estúdio de tatuagem a clientes Imagem: Divulgação

Atraindo pelo estômago

Outra oficina renomada em São Paulo, a "Shibuya Garage" customiza motos há 13 anos. Há alguns meses, mudou da Av. Doutor Arnaldo para a Vila Olímpia, quando aproveitou para abrir um bar/hamburgueria na entrada da garagem.

Segundo Maurício Marques, um dos sócios, o novo negócio veio de uma necessidade que nasceu no antigo endereço. "Aos finais de semana o pessoal começava a se reunir, tomar cerveja, assar uma carne... na hora que víamos, estava rolando uma festa", revela. Ainda nas palavras do empresário, o bar tem agregado em torno de 30% dos novos clientes da loja, que fazem um "tour" pelas instalações e aprovam os serviços.

"A Shibuya visa clientes mais alternativos, que realmente usam a moto no dia-a-dia. Com o bar, este indivíduo fica em contato direto com profissionais do setor, faz amizades com quem está nesse meio e sente-se permeado por todo esse universo", completa. A ideia tem dado tão certo, que às quintas e sextas o local abre para shows de rock, blues e hip-hop.

No Paraná

Curitiba começa a tomar a mesma rota desta cena e, há alguns meses, inaugurou a oficina "Legend Motors". Além dos extensos projetos de personalização em motos e carros de alto valor, o espaço agrega um food truck junto de sua fachada.

Além de saciar a fome da clientela durante as quartas de show, o furgão funciona como ferramenta de marketing móvel ao comparecer em eventos da região, como os feitos por marcas como Triumph e Harley-Davidson.

A estratégia já tem mostrado frutos e, caso continue o sucesso, o próximo passo será a abertura de um bar. Em outras palavras, diante desta nova tendência, quem gosta de moto e busca novos ambientes não precisa mais necessariamente se inscrever em motoclubes, algo que sempre foi extremamente comum no Brasil.

Divulgação
Legend, em Curitiba (PR), é um lugar para fãs de moto que buscam local diferenciado Imagem: Divulgação

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Da Redação
UOL Carros
Best Cars
AutoEstrada
Carplace
AutoEstrada
Carplace
AutoEstrada
Colunas - Alta Roda
Da Redação
Car and Driver
Carplace
Carpress
Carsale
Carplace
Carplace
Carplace
Best Cars
Fullpower
Best Cars
Carplace
Best Cars
Carplace
Carplace
Carplace
Carplace
Carplace
Carpress
Carplace
Carplace
Carplace
Reuters
Carplace
Carplace
Carplace
Carplace
Carplace
Best Cars
Carplace
Carplace
Best Cars
AutoEstrada
Carplace
Da Redação
Carplace
Carplace
Carplace
Carplace
Carplace
Carplace
Topo