Carros

Honda ressuscita Twister no Salão Duas Rodas; assista e conheça

Aldo Tizzani
Cicero Lima

Da Infomoto

O nome Twister fez história ao inaugurar em 2001 o segmento das motos urbanas de 250 cc no Brasil. O modelo da Honda reinou por quase 10 anos até a chegada da CB 300R, em 2009. Agora, a fabricante reaproveita o famoso nome para lançar, no Salão Duas Rodas 2015, a substituta da CB 300R.

O modelo, com motor de 249,5 cm³, chega às concessionárias nas próximas semanas por iniciais R$ 13.050 -- versão com freios ABS custam R$ 1.500 a mais --, carregando uma difícil missão: ampliar a liderança da montadora no segmento. No primeiro semestre de 2015, foram vendidas 14.504 unidades da quase extinta CB 300R, contra 8.384 de sua principal rival, a Yamaha Fazer 250.

Reaproveitar o nome da antiga Twister foi uma estratégia para facilitar o processo. 

Doni Castilho/Infomoto
Modelo é o primeiro do segmento a usar pneus radiais, e incorpora outros mimos como farol e lanterna em LED, painel 100% digital e abertura aeronáutica do tanque Imagem: Doni Castilho/Infomoto

Como ficou

Para realizar esta tarefa, a Honda apostou em uma moto com desenho atual e tecnologias como painel totalmente digital (com iluminação tipo blackout, semelhante à de um celular), farol e lanterna com LED, pneus radiais (algo inédito no segmento), motor flex, abertura aeronáutica da tampa do tanque de combustível e freios ABS na versão de topo.

O propulsor, de refrigeração mista -- a ar com radiador de óleo -- usa contra-balanceiro para prevenir vibrações, injeção eletrônica e comando simples de válvulas para se adequar ás novas normas de emissão da Promot 4, que passam a vigorar em 2016. Ele entrega, se abastecido com etanol, 22,6 cv de potência (a 7.500 rpm) e 2,24 kgfm de torque (a 6.000 giros).

Outra novidade é o sistema de amortecimento traseiro, fixado à balança e munido de duas molas com curso de 108 mm. Na dianteira, o tradicional garfo telescópico tem 130 mm de curso. As rodas de 17 polegadas são moldadas em liga leve. Câmbio de seis marchas completa o conjunto mecânico, que é fixado ao chassi tipo diamante -- este possui moldes em tubos de aço e se destaca visualmente por uma treliça junto ao canote.

Infomoto já testou a CB 250 Twister 2016 e você pode conferir as primeiras impressões dando o play no vídeo que abre esta matéria. Quer ver todas as novidades da Honda no Salão Duas Rodas? É só conferir no álbum.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Carpress
Carplace
AutoEstrada
MotorDream
AutoEstrada
Carpress
Carplace
Carpress
MotorDream
Carpress
Best Cars
Carplace
Car and Driver
UOL Carros - Blogs - Blog Car and Driver Brasil
Da Redação
AutoEstrada
Carplace
Carplace
Carsale
Best Cars
Carsale
Carplace
Carplace
Carsale
AFP
MotorDream
Carplace
MotorDream
Carplace
Carplace
MotorDream
AutoEstrada
Carplace
Best Cars
Carplace
MotorDream
Da Redação
Carplace
Da Redação
MotorDream
MotorDream
MotorDream
MotorDream
AutoEstrada
Carplace
Carplace
AutoEstrada
Carplace
UOL Carros - Blogs - Blog Car and Driver Brasil
Carplace
Carpress
Topo