Topo

Nova Multistrada 1200 estreia no Salão Duas Rodas 2015; assista

Ducati Multistrada 2015 - Divulgação - Divulgação
Apesar das características de bigtrail, moto impressiona pela capacidade de fazer curva
Imagem: Divulgação

Aldo Tizzani

Da Infomoto, em Lanzarote (Espanha)

02/10/2015 19h27

A nova Ducati Multistrada 1200 surge reformulada e com o novo motor Testastretta DVT, que tem comando de válvulas variável, 160 cv e muita eletrônica embarcada. A subsidiária brasileira ainda não definiu o preço, mas confirmou que o modelo será apresentado ao público durante o Salão Duas Rodas 2015. Outro modelo presente será a recém-apresentada Scrambler

O Salão Duas Rodas 2015 se inicia na próxima terça-feira (6), para a imprensa especializada, e abre ao público entre os dias 7 e 12 de outubro.

Uma das motos mais vendidas e versáteis da marca, a Multistrada conta com diferentes modos de pilotagem, controle de tração, freios ABS e agora com piloto automático, assento com regulagem de altura e faróis de LED.

Novo motor

Bicilíndrico em "L", tem duas válvulas por cilindro, 1198,4 cc e arrefecimento líquido. Na prática, ele garante um funcionamento mais linear em baixas rotações, porém sem prejudicar o desempenho em altos giros. São 10 cv e cerca de 10% de torque a mais que a versão anterior, agora de 13,9 kgfm. Com ajustes e novas tecnologias, a moto está menos brusca e 8% mais econômica.

Além da nova geração do motor e de toda a eletrônica embarcada, a moto tem ciclística bastante equilibrada, com distribuição de peso igual entre as rodas. O quadro em aço tubular, do tipo treliça -- uma assinatura em metal da Ducati -- "amarra" motor, suspensões e freios, privilegiando agilidade e estabilidade.

Isso se deve a adoção do sistema Ducati Skyhook Suspension (DSS), que ajusta eletronicamente e em tempo real as suspensões Sachs (garfo telescópico invertido, na dianteira, e monoamortecedor, na traseira). Espécie de suspensão ativa, a tecnologia DSS analisa dados fornecidos por sensores e calcula a atuação do amortecimento para obter o melhor resultado na absorção de impactos. Somam-se ao conjunto os freios ABS 9.1ME, da Bosch.

Impressões

Com linhas agressivas, mas requintadas, a moto agrada visualmente. Ergonomia e conforto surpreendem, mesmo para pilotos com baixa estatura. O ronco médio-grave do motor é inconfundível. Os pneus Scorpion Trail, da Pirelli, ajudam no desempenho graças à boa boa aderência. Resumidamente, a Multistrada combina qualidades de uma bigtrail com a precisão ciclística e desempenho de esportiva.

Trata-se de uma das motos mais completas fabricadas pela marca italiana. Pode fazer viagens, participar de track-days ou até circular por estradinhas de terra batida.