Carros

Harley-Davidson Street Glide vira 'máquina do tempo' até Petrópolis

Aldo Tizzani

Da Infomoto, em Petrópolis (RJ)

21/08/2014 20h10

Encravada nas serra fluminenses, Petrópolis é a "cidade de Pedro", já que as terras que deram origem ao município -- fundado em 1843 por Dom Pedro 2º -- pertenciam a seu pai, imperador Dom Pedro 1º.

"Point" no inverno, a região está para os cariocas como Campos de Jordão está para paulistanos, só que com mais charme, requinte e história.

A "cidade imperial" conta com belo patrimônio arquitetônico, atrativos históricos, hotéis e pousadas aconchegantes, além de uma gastronomia diversificada. Isso sem falar na beleza da região, que é abraçada pela mata atlântica.

Como chegar a Petrópolis

  • Do Rio de Janeiro

    Fica a cerca de 70 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro pela BR-040.

  • De São Paulo

    São quase 500 quilômetros de distância. Siga pelo corredor Ayrton Senna-Carvalho Pinto-Dutra até Volta Redonda. Pegue a RJ-393 até a BR-040. Se tiver tempo e preferir rodar por regiões serranas, passe por Piraí, Mendes, Miguel Pereira, Paty do Alferes e Araras.

  • De Belo Horizonte

    Também pela BR-040, a capital mineira fica a 400 km de Petrópolis.

  • Pedágios

    Durante a viagem o que pesa na conta é a quantidade de pedágios. Isso sem contar a falta de segurança, já que não há cabines exclusivas para motocicletas. Os valores variam entre R$ 1,05 e R$ 5,45. Reserve R$ 50 só para pagamentos.

VIAGEM DE HARLEY
Para chegar até Petrópolis, Infomoto escalou a nova Street Glide, uma das integrantes da linha Rushmore (cujos novos modelos tiveram incremento de desempenho, tecnologia, conforto e design).

Ela é uma touring despojada, tão divertida quanto sua irmã mais equipada, a Ultra Limited. De tão clássica, foi possível dizer que ela foi a "máquina do tempo" que nos levou para conhecer a história do segundo império e do início da República.

O Brasil é muito rico em história e em personagens. Entre eles estão Alberto Santos Dumont, pai da aviação -- que era frequentador assíduo da cidade e bastante admirado pela realeza, principalmente pela princesa Izabel, filha de Dom Pedro 2º.

No total, foram quase 1.500 quilômetros rodados. Os maiores trechos de deslocamento aconteceram nas rodovias Presidente Dutra e na BR-040 (Rodovia do Aço), elo entre Minas Gerais e Bahia, que também passa pelo Rio de Janeiro.

O trecho que cruza a região de Petrópolis é repleto de curvas, tem asfalto excelente e, de quebra, emoldurado por paisagens fascinantes. Rodar ali já valeu qualquer esforço, inclusive o desgaste pelos inúmeros pedágios.

Onde ficar em Petrópolis

  • Solar do Império

    Formado por dois antigos casarões, construídos em 1875 e 1893, tem um belo jardim e 24 suítes, divididas em quatro categorias: Master, Real, Imperial e Standard. Todas são equipadas com camas king size, televisores de LCD com sistema de HDTV, DVD, wireless, ar-condicionado e frigobar. Diárias a partir de R$ 437. Av. Koeler, 376, centro.

  • Pousada Tankamana

    Para quem quer tranquilidade e romantismo. Fica a 20 minutos de Itaipava, com acesso por estrada de terra. É indicada para motos trail. Encravada no Vale do Cuiabá, tem 16 chalés (todos no estilo country) e restaurante com gastronomia contemporânea, internacional e brasileira. Experimente a truta com banana ou o creme de queijo com pão orgânico. Diárias a partir de R$ 485. Estrada Júlio Capua, 0.

TURISMO E GASTRONOMIA
A cidade é bem sinalizada e a maioria dos pontos turísticos está no centro. Petrópolis oferece boas opções de compras, passeios, atividades culturais e uma vasta agenda de eventos -- vale a pena parar e saborear alguns dos produtos típicos, sempre bem acompanhados por um chope gelado, "especialidade da casa" (se beber, não pilote).

Além do museu imperial -- que serviu de residência para Dom Pedro 2º e que hoje abriga relíquias da época --, o centro histórico têm inúmeras atrações: a casa de veraneio de Santos Dumont, o palácio Rio Negro, o palácio de Cristal, a Catedral São Pedro de Alcântara e outras construções curiosas, como a casa da Ipiranga, que todos conhecem como "Casa dos Sete Erros" devido a sua arquitetura irregular.

Detalhe: a Avenida Koeler, que liga o centro à catedral, é considerada o principal corredor arquitetônico da cidade. Lá estão casas, mansões e palacetes construídos na época em que a nobreza brasileira desfilava com charretes. Os nobres se foram, e hoje as charretes carregam turistas.

A gastronomia, influenciada pela imigração alemã e italiana, oferece boas opções de bares e restaurantes. Em Petrópolis, o imperdível bolinho de bacalhau com chope é pedida certa na Casa D'Angelo (Rua do Imperador, 700). Petiscar no Marowil Rink, na praça da Liberdade, também é ótima pedida -- ambos ficam no centro.

O distrito vizinho, Itaipava, é o principal destino para quem quer cometer pecados da gula. Com vários restaurantes famosos, a cidade também conta com pousadas badaladas, como a surpreendente Tankamana.

Impressões ao pilotar -- Harley-Davidson Street Glide

  • Imagem: Mario Villaescusa/Infomoto
    Mario Villaescusa/Infomoto
    Imagem: Mario Villaescusa/Infomoto

    Como é rodar com a Street Glide

    Ela chama a atenção pela carenagem frontal. Reformulada para 2014, pelo projeto Rushmore, usa sistema de freios Reflex com ABS e garfos dianteiros mais robustos. Custa R$ 69.900 e tem motor Twin Cam 103 High Output de 1.690 cc (14,3 kgfm de torque) e câmbio de seis marchas. A melhor média na estrada foi de 18,2 km/litro (a pior, 17,4 km/l). Na cidade, a melhor foi de 14,5 km/l e a pior, 13,8 km/l.

DUMONT E AS DUAS RODAS
Mineiro, Alberto Santos Dumont adotou Petrópolis como refúgio -- passou 14 verões na cidade. De sua casa no alto da colina ele escrevia, fazia ensaios e observava estrelas. Dumont sempre foi fascinado pela engenharia e por motores à combustão (vindo, claro, das motos). Em 1892, promoveu a primeira corrida de mototriciclos em Paris -- na ocasião, ele usou uma bicicleta presa às cordas do balão "América".

Além disso, Santos Dumont é o precursor do trem de pouso. No 14-Bis, por exemplo, utilizou rodas de bicicleta. Mas a principal ligação entre o inventor e a motocicleta foi o uso do motor Buchet, tradicional (à época) fabricante francesa de carros e motos, tornando-os aptos para uso aeronáutico no início do século 20.

Em seu livro "Santos Dumont e a invenção do voo", o professor Henrique Lins e Barros cita o uso deste tipo de propulsor nas invenções de Dumont. O Demoiselle também estava equipado com um motor compacto Clément-Bayard, refrigerado à água, que gerava 40 cv. Com dois cilindros opostos, como os boxer, tinha desempenho extraordinário para a época: atingia 110 km/h e necessitava de apenas 200 metros para a que a aeronave decolasse.

Em seus inventos, Dumont ainda usou motores Dion-Button, considerado o primeiro motor de combustão interna de alto desempenho. Sua arquitetura de dois cilindros em "V" foi licenciada para mais de 150 fabricantes -- escolha popular entre montadoras de motocicletas no início dos anos 1900, como as norte-americanas Indian e H-D.

OURO LÍQUIDO
Para os amantes de cerveja, a região oferece três opções: o Centro de Experiência da Cervejeira Bohemia, a Cervejaria Petrópolis (em Itaipava) e Cervejaria Imperial. A Bohemia, considerada a mais antiga do Brasil, foi fundada em 1853 pelo colono alemão Henrique Kremer.

Totalmente interativo, o passeio conta a criação da cerveja, a história da bebida, variações de estilo e copos ideais para o consumo. O tour faz uma visita à sala do mestre cervejeiro, um alquimista moderno que tinha como princípio criar a perfeita combinação entre os elementos da natureza e os ingredientes usados na produção do "ouro líquido", que já foi até usado como moeda de troca. É possível conhecer ainda os processos de fabricação e brindar o passeio, no final, com um copo bem gelado. A visitação acontece de quarta a sexta, das 11h às 16h30, e de sábado e domingo das 11h às 18h30. O ingresso custa R$ 19,50 (rua Alfredo Pachá, 166, no centro).

Onde comer em Petrópolis

  • Bordeaux

    Instalado no antigo estábulo da Casa da Ipiranga, o restaurante oferece cardápio variado e excelentes vinhos (funciona também como empório de vinhos). Rua Ipiranga, 716, centro.

  • Luigi Pizzaria

    Ambiente simples e de bom atendimento, conta com boa variedade de sabores, da tradicional Margherita até opções doces. Praça Rui Barbosa, 187, centro.

GALLERY 275
Entre nobres, visionários, empreendedores e inventores, encontramos um apaixonado por motocicletas. Com sobrenome ligado à realeza, Guaraci de Oliveira e Silva restaura motos das décadas de 1970, 1980 e 1990.

Depois de recuperar suas próprias bicicletas, em 1987 -- em parceria com o amigo Carlos Alberto de Paiva --, comprou uma Honda CT90 Trail 1972, de oito marchas (quatro normais e quatro reduzidas), usada em plantações de fumo.

Hoje, seu museu de motos, o "Gallery 275", conta com acervo de 110 modelos -- de 50 a 1.100 cc -- e tem mais de duas dezenas ainda a serem recuperadas. No galpão (de 600 metros quadrados) é possível encontrar raridades: Yamaha YB50, RS125, RS100, F5B, FS1, DT125 e R5 250; Honda SS50, S90, ST70 e CJ 250; e Suzuki A50, A100, GT185, GT250 e GT380, além do único exemplar brasileiro da Kawasaki A1 Special 250 cc, de 1970.

Com bar temático, o museu traz muitas referências da década de 1980 e é ponto de encontro de motociclistas aos sábados. Guaraci trabalha atualmente com logística e diz que este acervo será seu legado. "Isso é uma parte importante da história da motocicleta no Brasil, é minha vida. Aqui tem amor, dedicação e trabalho", finaliza.

O "Gallery 275" fica na Rua Cândido Portinari, 275, no bairro da Mosela, em Petrópolis. O ingresso custa R$ 10.

Guia de Petrópolis

  • Museu Imperial

    Palácio neoclássico abriga mobiliário e objetos da família Imperial. Rua da Imperatriz, 220, centro.

  • Catedral São Pedro de Alcântara

    De estilo neogótico francês, é onde estão os restos mortais de Dom Pedro 2º e de sua esposa, Dona Teresa Cristina. Rua São Pedro de Alcântara, 60, centro.

  • Museu Casa de Santos Dumont

    A inusitada casa foi residência de verão de Alberto Santos Dumont por 14 anos. Conservada, seu interior reflete a simplicidade e criatividade do pai da aviação. Há documentos, livros, esculturas, homenagens, um exemplar de sua marca registrada -- o chapéu -- e réplicas de suas criações. Rua do Encanto, 22, centro.

  • Casa da Ipiranga (Casa dos Sete Erros)

    Foi erguida em 1884 por José Tavares Guerra, afilhado do Barão de Mauá. Seus jardins foram projetados pelo botânico francês Auguste Glaziou. Av. Ipiranga, 716, centro.

  • Palácio Rio Negro

    Construído em 1889 pelo Barão do Rio Negro, é utilizado como residência de verão dos presidentes da república, tradição iniciada em 1903. Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e Fernando Henrique Cardoso já passaram por lá. O mais recente hóspede foi o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Av. Koeler, 255, centro.

  • Palácio de Cristal

    Por iniciativa do Conde D’Eu, foi construído na França e inaugurado em 1884. Atualmente, abriga eventos culturais e shows de música brasileira. Rua Alfredo Pachá, sem número, centro.

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