Carros

Harley CVO Breakout terá 30 unidades no Brasil por quase R$ 100 mil cada

Aldo Tizzani

Da Infomoto

02/07/2014 09h31

Para celebrar seus 110 anos, a Harley-Davidson resolveu lançar produtos mais sofisticados e modernos (leia: a linha Rushmore) e modelos exclusivos para consumidores especiais.

Neste último caso se encaixa a CVO Breakout. A moto traz o melhor do estilo chopper, só que vestida para uma "festa de gala". Fabricada por processos artesanais, ela conta com pintura exclusiva, aplicada pela primeira vez como item de série, e motor Twin Cam 110B de 1.800 cc refrigerado a ar com filtro esportivo. Os freios têm sistema ABS de série, faróis são em LED e a embreagem é hidráulica. A CVO ainda traz piloto automático, rodas de alumínio estilo "turbina" e pneu traseiro de 240 mm de largura. Como toda preciosidade, ela chega ao Brasil a partir de R$ 98.700... mas apenas 30 unidades estarão disponíveis por aqui.

FUSÃO
A CVO Breakout pode ser considerada um mix entre a potente V-Rod, de 125 cv, e as tradicionais choppers da família Dyna, com garfos alongados. Além do desempenho, conforto e sofisticação, a Harley desta vez também quis fisgar clientes pelos olhos: a Breakout chama a atenção.

A primeira pergunta dos curiosos é sempre a mesma: onde a moto foi customizada? Na própria Harley. A sigla CVO corresponde a Custom Vehicle Operations, ou seja, motos customizadas pela própria empresa.

Como legado, a moto apresenta componentes exclusivos que a diferenciam de qualquer outro modelo da linha da Harley: cromados, pintura personalizada e as belas rodas de alumínio de 21 raios que parecem turbinas de avião.

No estilo "Long & Low" (longa e baixa), a CVO Breakout oferece tanque de combustível achatado e para-lamas recortado para sugerir agressividade. Para completar, grafismos exclusivos, acessórios da linha Slipstream (manoplas, pedais de freio e câmbio) e filtro de ar esportivo da "Screamin' Eagle" ajudam no desempenho.

Ficha técnica - Harley-Davidson CVO Breakout 2014

  • Preço

    R$ 98.700

  • Motor

    Dois cilindros em "V"; 1.800 cc; refrigeração a ar

  • Potência

    aproximadamente 80 cv (valor estimado)

  • Torque

    15,5 kgfm (a 3.500 rpm)

  • Câmbio

    Seis marchas

  • Dimensões

    2.445 mm (comprimento); largura e altura não disponíveis

  • Peso

    330 kg (em ordem de marcha)

  • Capacidade do tanque

    18,9 litros

"POR DENTRO"
Outro detalhe que chama a atenção é o funcional painel de instrumentos. Completo como o de um carro, ele apresenta conta-giros analógico e velocímetro, marcador de combustível e indicador de marchas -- além de hodômetro, relógio, sistema de piloto automático e indicador de reserva -- em uma tela digital. As informações podem ser obtidas por meio do acionamento de um botão no punho esquerdo, com exceção do acionador do piloto automático, que fica no punho direito. Tudo intuitivo e fácil de usar.

Durante o dia as informações do mostrador são na cor verde. Durante pilotagem com menor luminosidade, o display muda para vermelho, que oferece melhor visualização.

TORQUE DE SOBRA
Evolução natural dos lendários motores V2 da empresa, o Twin Cam 110 recebeu um kit de desempenho da linha Screamin' Eagle para ganhar alguns centímetros cúbicos e chegar a 1800 cc. De acordo com a marca, esse kit faz com que o motor alcance cerca de 80 cv de potência, número não confirmado pela montadora.

Com pintura em cinza chumbo e aletas polidas, o ponto forte deste propulsor é o torque, principalmente em baixas rotações. A Breakout tem muita força -- são 15,5 kgfm disponíveis a apenas 3.500 rpm. Na prática, girar o acelerador com vontade é como levar um soco no estômago.

Também é prazeroso contornar curvas com calma, mas fique atento: nas mais fechadas (que exigem maior grau de inclinação da moto), as pedaleiras raspam com facilidade no asfalto. Na estrada, o consumo médio gira em torno de 18 km/litro. A autonomia é de cerca de 340 quilômetros (o tanque suporta quase 19 litros).

O câmbio de seis marchas (a sexta é claramente um overdrive para economia de combustível) e o motor fazem boa combinação. As trocas são suaves e precisas -- aquela tradicional "barulheira" das trocas praticamente sumiram. Mas esse barulho é uma característica, dirão os mais puristas.

Doni Castilho/Infomoto
CVO é típica "muscle-bike": motor forte, estável, divertida e... feita para retas Imagem: Doni Castilho/Infomoto
ERGONOMIA
Em função do guidão largo e das pedaleiras avançadas, braços e pernas ficam quase que totalmente esticados. Aliado ao assento, em formato de sela e com o couro trabalhado em relevo, o piloto vai relaxado, ou melhor, encaixado. Apesar das características invocadas, a Breakout é uma moto confortável. O assento para a garupa, porém, é pequeno e incômodo. Para poder contar com uma companhia, o ideal é que o piloto invista em outro assento e em um sissy-bar.

Todo este conforto está diretamente ligado aos conjuntos de suspensões e freios. O trem dianteiro tem garfo tradicional e disco simples, com acionamento hidráulico e cáliper de quatro pistões. Na traseira, disco simples, também com acionamento hidráulico e cáliper de dois pistões. Para frear seus 330 quilos, o sistema de freios conta com sistema ABS. As suspensões copiam bem as imperfeições do piso, mesmo na dianteira, que tem maior peso em função da roda aro 21 polegadas.

A CVO Breakout é uma típica "muscle-bike": tem motor forte, é estável, divertida e segura... mas foi feita para retas. Com detalhes de colecionador, ela é exemplo do que há de mais exclusivo no segmento de duas rodas.

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