Carros

Honda cria NM4 Vultus, moto inspirada em animês e mangás

Carlos Bazela

Da Infomoto

30/05/2014 19h33

Salões de Moto são os melhores lugares para se apresentar uma motocicleta? A Honda acredita que não. A empresa escolheu a London ComicCon, feira de quadrinhos e cultura da capital inglesa, para mostrar a NM4 Vultus, cruiser com desenho com inspirado em animês e mangás. Com design futurista, ela traz inovações para conquistar o público mais jovem e chega às lojas europeias em junho.

Ao se olhar para Vultus, fica claro que o evento escolhido não poderia ter sido mais acertado. A moto lembra o modelo utilizado pelo personagem Kaneda em "Akira" -- mangá (história em quadrinhos japonesa) de bastante sucesso na década de 1980, cujo longa-metragem em animê (desenho animado japonês) é cultuado até hoje no mundo todo.

Para Keita Kikura, líder do projeto, o melhor da Vultus é o fato de ela não ter sido criada para preencher uma lacuna do mercado ou do line-up da marca. "A Honda é uma grande empresa. Nós fazemos todo o tipo de motocicleta. É ótimo, de vez em quando, fazermos um modelo simplesmente porque nós podemos e queremos, não porque 'devemos'", salienta. De acordo com a marca, a NM4 Vultus foi projetada por uma jovem equipe, o que explica as referências à cultura popular do país.

ROBUSTA E DIFERENTE
A cruiser chama a atenção por conta da carenagem robusta na dianteira, que abriga o parabrisa, pelos piscas nas extremidades, pelo tanque de 11,6 litros e pelos espelhos retrovisores. Toda recoberta por painéis em preto fosco, ela conta com entradas de ar pouco abaixo do tanque para ajudar no arrefecimento do motor. Na rabeta, a Vultos termina em um sofisticado e diferente corte em "V", com a lanterna em LED acima e o suporte de placa com piscas abaixo.

O novo modelo também abriga alguns trunfos, literalmente escondidos. É o caso dos porta-objetos ocultos na carenagem dianteira -- com acesso pela parte de cima, o espaço à esquerda é aberto com a chave, tem um litro de capacidade e uma tomada de 12 volts; no lado direito, um botão triangular abre a outra "porta", que revela um compartimento de três litros.

Já o assento é mutável de acordo com a necessidade do piloto. No caso de uma eventual garupa, o encosto pode ser rebatido para trás e formar um novo banco -- fato que explica as pedaleiras dobráveis próximas à roda traseira. Prática, a NM4 Vultus ainda conta com um "gancho" para prender o capacete abaixo do assento do piloto.

Divulgação
NM4 Vultus abriga trunfos que ficam escondidos Imagem: Divulgação
MUDANÇA DE HUMOR
O modelo conta com propulsor bicilíndrico de 745 cm³ com comando único no cabeçote e refrigeração líquida capaz de gerar até 55 cv (a 6.250 rpm) e 6,93 kgfm de torque (a 4.750 rpm). É o mesmo que equipa a nova geração da família NC na Europa, composta pela naked NC 750S, a crossover NC 750X e o scooter Integra.

A Vultus traz câmbio de dupla embreagem, que permite trocas automáticas de marcha, mas pode oferecer modos distintos de pilotagem, incluindo trocas manuais. O painel da moto muda de cor de acordo com o modo selecionado -- no Neutro ele fica branco; no Drive, azul; no Sport ele fica rosa; e no MT (Manual) a cor de fundo é vermelha.

CICLÍSTICA DE CRUISER
Como acontece com as cruisers convencionais, a NM4 Vultus é baixa, com assento a 650 mm do solo, mas tem dimensões avantajadas. São 2.380 mm de comprimento, 993 mm de largura e 1.170 mm de altura.

Montada sobre um chassi tipo diamante de alumínio, a moto traz garfo telescópico convencional, com 125 mm de curso, na dianteira e balança monoamortecida, com link com curso de 100 mm, na traseira. Os freios são a disco tipo pétala nas duas rodas, com 320 mm de diâmetro e mordido por pinça de dois pistões na roda dianteira e 240 mm de diâmetro e pinça de pistão único na traseira. O sistema ABS é de série. A moto pesa 245 kg.

Divulgação
Painel da moto muda de cor de acordo com o modo de pilotagem Imagem: Divulgação
Mesmo com uma ciclística característica do segmento, a NM4 Vultus foi concebida para ser mais do que uma cruiser. Segundo Kikura, "a intenção era criar algo que tornasse cada momento cinematográfico. E nós queremos que pilotá-la seja considerado um evento todas as vezes", comenta.

O nome Vultus, aliás, vem do latim é significa "aparência", "expressão" ou simplesmente "rosto". Ainda é cedo para dizer se a moto representa a nova geração de motociclistas, mas a Honda acredita que sim -- tanto que já iniciou as vendas do modelo na Europa (na Itália, por exemplo, ela custa 11.600 euros, R$ 35.400 em conversão direta).

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo