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BMW R 1200 GS Adventure, R$ 87.900, é forte como veículo militar

Carlos Bazela
Arthur Caldeira

Da Infomoto

25/04/2014 17h14

A nova BMW R 1200 GS Adventure desembarca no Brasil de olho no público que quer rodar bastante e percorrer longas distâncias. Versão mais aventureira da bigtrail alemã, o modelo será vendido em uma versão única por R$ 87.900. Completa e disponível em três opções de cores (azul, branca e verde oliva), a R 1200 GS Adventure já está disponível nas concessionárias.

"A versão brasileira vem de série com todos os itens que são opcionais na Europa", afirmou Matteo Villano, gerente de vendas da BMW Motorrad Brasil, que prevê entregar 450 unidades do modelo em 2014.

Em relação ao modelo convencional, a Adventure tem visual mais robusto, conferido em grande parte pelo tanque com maior capacidade (30 litros). Além disso, traz suspensões de maior curso e algumas modificações no motor boxer de refrigeração líquida para oferecer mais torque em baixos giros e facilitar a pilotagem fora-de-estrada.

Por dentro da Adventure

  • R$ 87.900

    Preço

  • 125 cv (7.750 rpm), 12,6 kgfm (6.500 giros)

    Potência e torque do motor dois-cilindros

  • 30 litros

    Volume do tanque

  • 260 kg

    Peso em ordem de marcha

  • ABS, controle de tração, suspensão eletrônica e cinco modos de condução

    Sistemas de segurança

IMPONÊNCIA
A nova Adventure tem design derivado da versão mais recente da bigtrail alemã. No entanto, alguns detalhes delicados do modelo standard foram reforçados, caso do para-lamas superior afilado que recebeu um prolongador, e as aletas laterais pontiagudas, substituídas por painéis maiores, cercados pelas barras de proteção metálicas que chegam até o motor. As entradas de ar ficaram maiores e ajudam a compor o visual abrutalhado.

O para-brisa de série também foi alterado e está ligeiramente mais alto, oferecendo proteção aerodinâmica maior e ainda conta com defletores nas laterais e protetores de mão.

Há ainda a cor verde oliva como uma das opções, deixando a R 1200 GS Adventure ainda mais jeito de veículo militar.

Divulgação
Versão mais aventureira usa motor boxer refrigerado a líquido e suspensão semi-ativa Imagem: Divulgação
OFF-ROAD NA VEIA
Fora a reestilização visual, a grande novidade para a R 1200 GS Adventure é a chegada do motor de dois cilindros opostos de 1.170 cm³ com refrigeração líquida. Há poucas alterações em relação à bigtrail Standard, como volante do motor -- peça que transfere o movimento do virabrequim ao câmbio -- mais pesado para melhorar o torque em baixos giros. Mas o propulsor continua com o mesmo desempenho: 125 cv de potência máxima gerados a 7.750 rpm e torque máximo de 12,6 kgfm disponíveis nos 6.500 giros.

Na ciclística, porém, as diferenças são mais nítidas. A suspensão traseira Paralever agora está com 220 mm de curso, enquanto o Telelever dianteiro teve seu curso aumentado para 210 mm. Ou seja, a Adventure está 20 mm mais alta e a distância livre do solo está 15 mm maior que o modelo standard.

Já as rodas raiadas, calçam pneus com a mesma medida da bigtrail convencional -- 120/70 R19 na frente e 170/60 R17 atrás --, mas utilizam raios entrelaçados para oferecer mais resistência no off-road e poder utilizar pneus sem câmara, mais fáceis de reparar.

A geometria da moto foi retrabalhada para melhorar o controle do piloto -- o quadro também é diferente para acomodar o novo tanque, com mais 10 litros de capacidade. Por conta do novo tanque e dos implementos para deixar a moto mais valente, o peso aumentou e agora é de 260 kg em ordem de marcha, 22 kg a mais do que o modelo convencional da R 1200 GS.

Os freios, que conservam a configuração de disco duplo de 305 mm de diâmetro na roda dianteira e 279 mm de diâmetro na traseira e contam com o sistema ABS (anti-travamento) desligável. A Adventure sai de fábrica também com o controle de tração (ASC) e cinco modos de pilotagem: Rain (piso molhado), Road (asfalto), Dynamic (dinâmico), Enduro (off-road) e Enduro Pro (recomendável para uso com pneus cravados).

Outra novidade é a adoção da suspensão semi-ativa Dynamic ESA (Electronic Suspension Adjustment), que ajusta automaticamente o conjunto de acordo com as imperfeiçoes do piso.

Divulgação
Ciclística melhorada e tecnologia garantem bom desempenho e longas aventuras Imagem: Divulgação

IMPRESSÕES
Por se tratar de uma motocicleta projetada para longas viagens e aventuras, chega a ser uma heresia analisar a nova R 1200 GS Adventure após seis voltas no circuito asfaltado da Fazenda Capuava, em Indaiatuba (SP), e mais dez minutos por um trecho fora-de-estrada durante o lançamento do modelo. Ainda assim, já é possível notar o resultado prático de algumas mudanças.

Por exemplo, o volante do motor, que está cerca de 950 gramas mais pesado, justamente para aumentar o torque em baixos giros. Logo ao sair em primeira marcha, já se nota que o propulsor acorda mais cedo. No trecho fora-de-estrada, isso foi bastante útil, ajudando a transpor obstáculos mesmo sem reduzir a marcha.

Embora seja grande e pesada, a nova geometria do quadro fez com que a maneabilidade da Adventure esteja bem superior às versões anteriores do modelo, principalmente do trem dianteiro, mais leve e ágil em função do trail e ângulo de cáster menores. Mas o banco, a 890 mm do solo, ainda é intimidador para quem tem 1,70 m ou menos e pede cuidados ao se montar na moto.

No off-road, as suspensões recalibradas e o modo Enduro tornam a tarefa de pilotar essa BMW gigante um pouco mais fácil. Neste modo, feito para a terra como o nome sugere, as suspensões são ajustadas eletronicamente, a resposta do acelerador é mais suave e o controle de tração leva mais tempo para atuar, permitindo pequenas derrapadas com a roda traseira.

Nessas primeiras impressões, a nova R 1200 GS Adventure parece ter herdado os benefícios já presentes na reformulada versão Standard, ficando mais dinâmica e fácil de pilotar. A evolução é clara, principalmente em relação às versões mais antigas, pesadas e desajeitadas.

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