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Com suspensão invertida, XR1200 X é a moto mais radical da Harley-Davidson

Doni Castilho/Infomoto
Modelo conta com visual arrojado, motor torcudo de 1.200 cm³ e preço sugerido de R$ 33.000 Imagem: Doni Castilho/Infomoto

Da Infomoto

10/06/2011 10h00

A XR1200 X foge completamente ao paradigma de moto estritamente estradeira imortalizado pela Harley-Davidson. Radical, o modelo da família Sportster foi feito para acelerar. Como diferenciais, esta HD traz motor V2 Evolution de cerca de 90 cv de potência (número não confirmado pela montadora), suspensão invertida na dianteira, e traseira com sistema de pressurização a gás, ambas com múltiplas regulagens e da grife Showa. Além de rodas de liga leve, freios Nissin e um visual pra lá de arrojado. O modelo também abandonou os tradicionais cromados e adotou peças com pintura em preto fosco: suspensão dianteira, motor, curva do escapamento e ponteiras são algumas delas. Outro ponto que conspira para atrair pilotos mais jovens é o preço competitivo: R$ 33 mil.

CONCORRENTES

  • Infomoto

    A XR 1200X não é uma custom, muito menos uma autêntica naked. Então vamos apresentar suas principais concorrentes em função do preço de R$ 33 mil:

    Honda: Shadow 750 (R$ 31.880, com ABS, como na foto) e CB 600F Hornet (R$ 33.260, sem ABS), são as mais próximas.

    Yamaha: XJ6F (carenada) custa R$ 33 mil e XVS 950 Midnight Star sai por R$ 32.300 (preta).

    Ducati:Monster 696 ABS sai por R$ 33.900

    BMW: F 800 R, recentemente nacionalizada, tem preço divulgado de R$ 36.900, com ABS, computador de bordo, piscas de LED e tomada 12V.

CHEIA DE FÔLEGO
Para criar a XR1200 X, a Harley buscou inspiração nas motos de dirt-track -- corridas em circuitos ovais de terra bastante populares nos Estados Unidos. Aliás, uma versão mais preparada da XR1200 participa de uma categoria monomarca da modalidade. Daí a origem de sua ciclística diferenciada e motor bastante esperto e “torcudo”, principalmente em baixas e médias rotações. Os 11 kgfm de torque máximo (a 3700 rpm) podem assustar um piloto inexperiente. Ao girar o acelerador com vontade, o motociclista leva um “coice” tamanha a força transferida para a roda. Se tiver a mão muito pesada, a roda da frente pode até empinar. Em função do bom torque, o motociclista terá mais agilidade para se deslocar no trânsito urbano e obter retomadas mais eficientes para trafegar pela estrada.

Em uma rodovia plana, a XR1200 X trafega a 116 km/h com o motor nas 3.500 rotações. Se girarmos um pouco mais o acelerador e chegarmos aos 4.000 giros, a moto alcança facilmente 130 km/h, sua velocidade de cruzeiro. Claro, existe ainda muito fôlego para este V2. Mas a sensação de vento no peito é forte se o piloto rodar a mais de 150 km/h.

O motor que equipa a XR1200 X é da família Evolution. Esse V2 “preparado” de exatos 1.202 cm³ de capacidade recebeu refrigeração a óleo, além de uma maior taxa de compressão (10,0:1). Rodando entre trechos urbanos e rodoviários, a moto obteve consumo médio de 20 km/l. Uma boa marca para um motor de 1.200 cc.

QUASE NOTA 10
Com certeza, a XR1200 X é o modelo que apresenta a melhor ciclística entre as motos Harley-Davidson. Na dianteira, garfo telescópico invertido (upside-down) com 125 mm de curso. Para completar, freios Nissin, com dois discos de 292 mm e pinça de quatro pistões. Já na traseira, há dois amortecedores fixados diretamente na balança, feita em liga de alumínio. E um disco de 260 mm e cáliper de um pistão. Na prática, a suspensão tem o comportamento de uma esportiva, mais firme. A diferença é que o conjunto traseiro da maioria das superbikes, nakeds e streets é do tipo monochoque. Na HD XR1200 X é bichoque, com pressurização a gás e múltiplas regulagens de retorno e compressão da mola.

Com relação aos freios, a princípio se mostraram um tanto “borrachudos”. Mas temos que levar em consideração que a moto estava com apenas 14 km rodados, e é normal que as pastilhas precisem de algumas frenagens até se acomodarem e oferecerem máxima capacidade de frenagem quando pressionadas contra o disco. Para receber nota 10, só faltou a adoção do sistema de freios antitravamento ABS, o que já vem ocorrendo com outros modelos da marca americana.

VISUAL ESPORTIVO
Diferentemente das outras Harley custom, a XR1200 X oferece guidão mais aberto e as pedaleiras recuadas. Assim, o piloto fica mais ereto, porém com as pernas flexionadas. A posição mais esportiva, aliada à ciclística diferenciada e seu caráter, fazem desta HD uma devoradora de curvas. Não que ela seja uma superesportiva, mas a XR1200 X tem muita facilidade para contornar curvas. Outro fator que ajuda nesse bom desempenho é a escolha dos pneus Dunlop Qualifier, desenvolvidos especialmente para o modelo e que garantem aderência e controle. Resumido: mais segurança.

Com relação à parte estética, XR 1200X se diferencia pelo visual mais esportivo, traduzido pelo tanque com linhas mais retas e grafismo que imita uma bandeira quadriculada. Já a rabeta é curta e as rodas de liga leve pintadas de preto ganharam faixas laranja. Praticamente idênticos às utilizadas na XR 750 (modelo de competição), as ponteiras também foram pintadas de preto e estão posicionadas do lado direito da moto.

Simples e funcional, o sistemas de mostradores tem dois painéis: à esquerda, fica o pequeno indicador de velocidade, digital. A seu lado, há um grande relógio analógico, com informações das rotações do motor e luzes-espia; na base deste há ainda um hodômetro digital. Na pilotagem noturna, o fundo dos mostradores fica laranja, garantindo boa visualização.

FICHA TÉCNICA: Harley-Davidson XR1200 X

Motor:Evolution, 1.202 cm³, dois cilindros em V, refrigerado a ar/óleo.
Potência máxima:Não divulgada (estimada em 90 cv).
Torque máximo:11 kgfm a 3.700 rpm.
Alimentação:Injeção eletrônica de combustível por porta seqüencial (ESPFI). Partida elétrica.
Câmbio:Cinco velocidades com transmissão final por correia dentada.
Chassi:Berço duplo de aço tubular.
Suspensão:Dianteira invertida (upside-down), com 125 mm de curso e múltiplas regulagens. Traseira com amortecedores hidráulicos com regulagem de pré-carga da mola e taxas de compressão e retorno.
Freios:Dianteiro com disco duplo de 292 mm, com cáliper de quatro pistões. Traseiro com disco de 260 mm, com cáliper de um pistão.
Rodas e pneus:Liga leve com Dunlop Qualifier 120/70 ZR18 (dianteira) e Dunlop Qualifier 180/55 ZR 17 (traseira).
Dimensões:2.225 x 930 mm x 1.160 mm (CxLxA); 1.524 mm (entre-eixos); 795 mm (altura do assento); 150 mm (altura do solo).
Peso:249,9 kg a seco.
Tanque:13,2 litros.
Cores:White Hot Denim (branco fosco), Black Denim (preto fosco).

 

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