Carros

Neto de fundador e criador de mitos da Harley-Davidson elege motos preferidas

Arthur Caldeira/Infomoto
William G. Davidson, neto de um dos fundadores da Harley-Davidson, esteve em São Paulo na última quarta-feira (18) para inaugurar a primeira loja no Brasil sob gestão direta da matriz Imagem: Arthur Caldeira/Infomoto

Da Infomoto

Especial para UOL Carros

20/05/2011 22h06Atualizada em 23/05/2011 10h55

Um bando apreensivo esperava a chegada do principal convidado à festa de inauguração da nova concessionária Harley-Davidson, na Zona Sul da capital paulista -- a primeira loja aberta depois que a matriz americana assumiu oficialmente as operações da marca no Brasil. Festa marcada para as 18 horas, o atraso já era grande. Boa parte dos presentes conseguiu chegar até ali a tempo -- eram todos motociclistas. Por ironia, embora tenha no sobrenome a ligação direta com uma das lendas das duas rodas, William G. Davidson foi transportado até o local em uma van blindada, e acabou ficando na Marginal Pinheiros no horário do rush do trânsito paulistano.

Willie G., como é conhecido, tem no sangue e no R.G. a paixão por motos: é neto de William A. Davidson, um dos três irmãos que fundaram a Harley-Davidson Motor Company. Longe da imagem de mito que os fãs das motos americanas constroem, Willie G. e sua simpática esposa Nancy chegaram com duas horas de atraso e, só então, a festa começou.

Logo que começou seu pronunciamento, mostrou-se surpreso com os engarrafamentos de São Paulo e também com a habilidade dos motociclistas: “Como conseguem pilotar em espaços tão pequenos?”, questionou em tom de brincadeira o senhor de barba e cabelos brancos que, desde 1963, projeta muitas das motos Harley-Davidson que rodam por aí. No álbum abaixo, estão dez dos principais modelos criados por Willie G., segundo ele próprio: 

PRESO NO TRÂNSITO

  • Arthur Caldeira/Infomoto

    Ao lado da mulher Nancy, Willie G. elogiou habilidade do motociclista brasileiro: “Como conseguem pilotar em espaços tão pequenos?”

CRIADOR DE MITOS
Atual vice-presidente sênior e executivo-chefe do departamento de design da Harley-Davidson, Willie G. tem mais a ver com o sucesso da marca norte-americana do que seu sobrenome faz supor. Além de motociclista apaixonado, que sempre está presente aos encontros dos fãs da Harley nos Estados Unidos, com Nancy na garupa, Willie G. foi responsável por muitos modelos históricos da marca.

Em meio a fãs que queriam sua assinatura na jaqueta e em bandeiras com a águia estampada, Infomoto conversou rapidamente com Willie G. sobre um assunto que ele conhece mais do que ninguém: motos. Com 35 modelos Harley-Davidson na garagem de casa -- “Ainda bem que Nancy também gosta de motos”, admite -- o veterano motociclista roda atualmente com uma Street Glide nova, modelo projetado por ele e que ainda não está à venda no país. Confira:

INFOMOTO - Qual moto o senhor pilota atualmente?
WILLIE G. DAVIDSON - Eu tenho uma Street Glide que eu e Nancy usamos para ir aos encontros. Mas tenho também motos antigas que são muito especiais para mim, muitas delas são modelos de corrida que eu já utilizei. Tenho ainda diversas motos da família Softail. Sou um homem de sorte, porque tenho escolha [risos]. Não tenho que pilotar sempre a mesma.

Quantas motos tem na garagem?
Tenho 35 motos.

Dentre as motos que o senhor desenhou, qual sua preferida?
Foi um modelo que iniciou todo o segmento custom, que é muito importante para nós, foi a Super Glide original de 1971. Foi uma moto que ditou as bases para as motos com um visual customizado de fábrica. E foi um marco muito importante na história da empresa.

E o senhor tem uma dessas na garagem?
Claro! Tenho que ter uma dessas na garagem!

(por Arthur Caldeira)

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo