Carros

Novo Piaggio MP3Yourban traz design diferenciado e muita agilidade

Divulgação
Com duas opções de motorização, 125 cm³ e 300 cm³, o modelo tem a missão de ser a porta de entrada para a família de três rodas da marca italiana Imagem: Divulgação

Da Infomoto

05/02/2011 10h00

Quando o assunto é praticidade no transporte individual, a Itália é a precursora de um estilo diferenciado de se locomover pelos principais centros urbanos, os scooters. E é seguindo este pioneirismo, que a Piaggio iniciou as vendas para o mercado europeu do MP3 Yourban. É mais novo integrante da família que tem a grata missão de ‘driblar’ o trânsito. Disponível em duas versões de motorização, 125 cm³ e 300 cm³, o Yourban é ideal para executivos e mulheres que precisam de um meio de locomoção ágil e econômico para transitar no cotidiano.

Para quem não conhece, o MP3 é um triciclo, caracterizado por ter duas rodas na dianteira, o que oferece uma maior estabilidade e, consequentemente, maior facilidade na condução. A italiana Piaggio lançou seu primeiro MP3 em 2006 e, desde então, mais de 80 mil unidades foram vendidas em todo o mundo. Com o Yourban, a Piaggio permite, pela baixa cilindrada, que até os menos experientes pilotem o veículo com facilidade, se tornando uma porta de entrada para a marca, que também fabrica maxi-scooters.

O Yourban foi apresentado no Salão de Motos de Milão, em novembro de 2010. O modelo traz uma nova proposta estética, integrando farol e piscas à parte frontal do veículo. E não foi só isso. Rodas esportivas e uma rabeta estilizada, também dão um ar mais jovial ao novo MP3. Aliás, o nome Yourban, deriva de young e urban, ou seja, jovem urbano, o que mostra o nicho que a marca pretende atingir.

PRIMEIRO OLHAR
Ao ver o Yourban pela primeira vez, o que chama a atenção são os dois pneus dianteiros, que são controlados pelo guidão. Ainda na dianteira, o conjunto óptico, todo em LED, se destaca. Os paralamas seguem o design do modelo e ajudam na harmonia estética deste MP3. A traseira é mais agressiva e funcional. Traz duas alças para a garupa e lanternas em LED.

A carenagem é pintada em duas cores -- uma marca registrada do modelo e que a Piaggio batizou de “metal-look”. Este novo elemento está presente em todo o veículo, o que realça sua linha elegante e clássica, sem deixar de ser arrojado. O banco em dois níveis oferece conforto para piloto e garupa e, segundo a marca, o compartimento sob o assento pode guarda dois capacetes abertos (jet) ou uma mochila com laptop.


Para facilitar a vida do piloto, a fabricante italiana montou um completo painel de instrumentos. É formado por velocímetro, temperatura de água e do nível de combustível. Além disso, um display de LCD traz hodômetro, relógio digital, voltagem da bateria e funções de temperatura externa. Luzes de advertência ainda indicam à reserva de combustível, luz alta, indicador de seta, pressão do óleo e verificação do sistema de injeção. Há também luzes para caracterizar recursos únicos do MP3, como o sistema de bloqueio de rolagem, falha do sistema de bloqueio e acionamento do freio de estacionamento.

 

CICLÍSTICA E MOTOR
O conjunto de suspensão do Yourban é diferenciado, por se tratar de um MP3. Na frente, este Piaggio traz um sistema quadrilateral articulado, que oferece muita estabilidade nas curvas. Isso acontece pois o chassi foi desenvolvido especialmente para este modelo, além da adoção de rodas dianteiras aro 13”, calçadas com pneus 110/70. A traseira carrega um duplo amortecedor hidráulico com pré-carga ajustável, rodas 14” e pneu 140/60. Dois discos de 240mm na frente -- um para cada roda -- e um traseiro também de 240mm são responsáveis por frear o Yourban.

As duas opções de motorização -- 125 cm³ e 300 cm³ -- são alimentadas por injeção eletrônica de combustível. A versão de 300 cm³ é monocilíndrica, conta com quatro válvulas e oferece uma potência máxima de 22,4 cv a 7.500 rpm, com torque máximo de 2,36 kgfm a 6.500 rpm. Já o Yourban 125 cm³, cujo propulsor gera 15 cv de potência, tem como destaque o ECS (Electric Cooling System), sistema de refrigeração líquida que garante menor absorção de energia e economia de combustível. Em ambas as versões, segundo o fabricante, o motor é silencioso e está totalmente de acordo com os padrões de emissão de poluntes (Euro3). O Yourban já está sendo vendido na Europa e o preço parte de 5.000 euros. (André Jordão)

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo